Inicial > Dicas > O que fazer com o FGTS inativo?

O que fazer com o FGTS inativo?

Muitas pessoas tem direito a sacar o dinheiro do FGTS de contas inativas, então esse dinheiro extra que não estava previsto vem em uma ótima hora para milhões de brasileiros, especialmente em um momento de crise e dificuldades financeiras.


Publicidade

Dinheiro do FGTS de contas inativas! Esse é um dos assuntos mais falados e comentados nas últimas semanas, afinal é um dinheiro extra que muitos nem esperavam estar recebendo, e com isso vem sempre aquela dúvidda e pergunta: O que fazer com o dinheiro do FGTS inativo?

É sobre isso que vamos tratar nessa publicação, trazendo dicas que poderão ajudar você a tomar a decisão certa com esse dinheiro!

E claro, antes de começar com as dicas, vamos lembrar a todos o calendário de pagamento das contas inativas do FGTS, que está relacionado com a data de nascimento do trabalhador, confira a tabela abaixo e fique por dentro de quando você poderá estar sacando o seu FGTS inativo.

Calendário de pagamentos FGTS de contas inativas

Trabalhadores nascidos em Início
Janeiro e fevereiro a partir de 10/03/2017
Março, abril e maio a partir de 10/04/2017
Junho, julho e agosto ​​a partir de 12/05/2017
Setembro, outubro e novembro a partir de 16/06/2017
Dezembro a partir de 14​/07/2017

Agora que você já sabe a data em que poderá sacar o seu FGTS inativo, vamos as dicas do que você pode fazer com esse dinheiro, para que você possa fazer o melhor uso possível dele e colocar a sua vida financeira em ordem!

O que fazer com dinheiro do FGTS

1 – Pagar dívidas

Para quem tem dívidas, não tem nem muito o que pensar! O dinheiro de contas inativas do FGTS deve ser utilizada primeiro para quitar dívidas existentes, dando preferência para o pagamento daquelas que possuem o maior juro!

Afinal é impossível pensar em aplicação financeira, ou em comprar algo com o FGTS se você está devendo, uma vez que os juros tendem a fazer a sua dívida crescer ainda mais, então a prioridade número 1 para quem possui dívidas é utilizar esse saldo inativo do FGTS para quitar essas contas.

2 – Abater saldo devedor

Outra boa forma de utilizar o dinheiro do FGTS de forma consciente, é utilizando o valor que recebeu para diminuir o saldo devedor de dívidas de longo prazo, por exemplo da casa própria que foi financiada para 30 anos.

Ao utilizar o dinheiro de sua conta inativa do FGTS para diminuir o saldo devedor, você irá diminuir o valor da parcela que você paga mensalmente, sem contar que levará menos tempo para quitar o imóvel, então utilizar esse dinheiro extra para abater o saldo devedor de um financiamento de longo prazo, seja de imóveis ou de veículos, com certeza é uma ótima escolha, pois dessa forma você irá pagar menos juros e consequentemente sobrará mais dinheiro mês a mês para você.

3 – Aplicar

Em um melhor cenário, se você não possui dívidas ou financiamentos, um ótimo destino para esse dinheiro do FGTS são aplicações em renda fixa que pagam mais que a poupança como por exemplo CDB a longo prazo, LCI, LCA, etc.

Com isso você faz um “pé de meia” e inicia uma reserva de emergência para o futuro, e assim quando precisar desse dinheiro ele estará lá, sem esquecer que ele também estará crescendo mês a mês devido aos juros!

4 – Realizar sonhos

Por fim, se você não possui dívidas ou financiamentos, e já possui uma boa reserva financeira, que sabe possa utilizar o dinheiro do FGTS para realizar algum sonho, como aquela viagem de férias que sempre sonhou, comprar um carro zero km, enfim.

Mas lembrando sempre, que o ideal, é sempre reservar parte desse dinheiro do FGTS para aplicação, mesmo você já possuindo um fundo de emergência, pois aumentar esse saldo é sempre importante e interessante, uma vez que você nunca sabe quando será necessário um dinheiro extra.

Ou seja, realize seus sonhos, mas sempre com o pé no chão, poupando e economizando sempre.

Em resumo, se você possui dividas ou financiamentos utilize o dinheiro do FGTS para quitar essas dívidas ou diminuir o saldo devedor dessas dívidas, na sequencia sobrando dinheiro ou não possuindo dívidas em abertas utilize o valor para investir e aplicar, por fim, sobrando algum valor utilize para realizar algum sonho pessoal de consumo, mas só faça isso se todos os itens anteriores estiverem todos ok!

Lembre-se o FGTS inativo é um dinheiro seu! Não surgiu do nada, então utilize de forma consciente!


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2011-2017 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade