Sorte ou competência ?
É comum em todas as áreas de conhecimento encontrarmos pessoas bem sucedidas e de sucesso e também pessoas que acabaram fracassando em seus objetivos.
Basta observarmos a nossa volta para constatarmos que iremos encontrar inúmeros exemplos de pessoas de sucesso, que cresceram na vida, que acumularam patrimônio e que vivem uma vida tranquila e sem problemas financeiros.
Por outro lado também iremos encontrar inúmeros casos de pessoas que infelizmente não tiveram o mesmo destino, e vivem atoladas em dívidas e trabalham arduamente para conseguir as diversas contas que chegam todos os meses e vivem assim, “matando um leão por dia”.
Agora vem o questionamento, será que todas as pessoas desse primeiro grupo que atingiram o sucesso profissional e financeiro estão assim hoje por que tiveram mais sorte que o segundo grupo?
Quando existe esse tipo de questionamento, é muito comum falarem que “fulano” deu sorte na vida, que as coisas deram tudo certo na vida dele, e que ele, fulano, é um privilegiado.
Mas será mesmo que o “fulano” teve somente sorte? Ou será que foi competência?
Afinal é fácil dizer que determinada pessoa teve sorte na vida, porém ninguém analisa a sua história o seu passado, a quantidade de coisas, festas, amigos, família, relacionamentos, etc que essa pessoa provavelmente abriu mão para poder dedicar-se aos seus sonhos e projetos.
Já ao contrário, algumas pessoas que dizem não ter sorte na vida, quem sabe invés de estudarem, darem duro, estavam “por ai”, gastando seu tempo com coisas improdutivas, e por isso colhem os poucos frutos das poucas, ou nenhumas semente que plantaram no passado.
Em resumo, a sorte realmente pode influência em alguns fatores e em momentos importantes na vida das pessoas, mas ela sozinha não faz nenhum milagre, ou seja, a sorte sem a competência raramente irá transformar-se em sucesso e ótimo frutos a médio e longo prazo.
Podemos fazer uma comparação bem interessante em a sorte e competência, por exemplo, para ganhar na loteria, é preciso de sorte, mas para fazer com que o prêmio recebido traga muitos outros frutos é necessário competência, caso contrário em pouco tempo tudo pode se perder.
Desta forma, antes de ficar dizendo e comentando que você é uma pessoa que não tem sorte na vida, que nada da certo nos seus negócios é fundamental que você faça uma breve análise de seus atos, observe cada passo que você deu no passado, as sementes que plantou e quanto você realmente se esforçou para conquistar o que realmente sonha e deseja.
Após fazer essa reflexão sincera, tenho quase certeza que você irá concluir que sorte é algo bem diferente de competência.
E para concluir, tem um ditado bem popular e antigo, que encaixa-se perfeitamente nesse assunto, que diz:
“Só veem as pingas que tomo, mas ninguém vê os tombos que levo”
Para quem não entendeu o ditado acima, ele quer dizer que as pessoas só veem o sucesso e as coisas que essa outra pessoa tem, mas ninguém para e analisa os desafio, os obstáculos e tudo que teve que superar para ter o que tem e ser o que é hoje.
Leia também: