Inicial > Emprego > A grande quantidade de cargos comissionados no Brasil

A grande quantidade de cargos comissionados no Brasil

Para muitas pessoas, a grande quantidade de cargos comissionados no Brasil nas mais diferentes esferas é um dos motivos da ineficiência no serviço público, uma vez que muitos acabam conseguindo tais cargos unica e exclusivamente por indicação política.


Publicidade

Cargos em comissão em órgãos públicos no Brasil são facilmente encontrados nas mais diferentes esferas do poder, e o Brasil é um dos países onde possui a maior quantidade de pessoas que ocupam cargos comissionados.

E como cargos comissionados no serviço público destinam-se apenas às funções de chefia e assessoramento, é muito comum encontrar casos onde servidores concursados, com vasta experiência e conhecimento, com décadas atuando no serviço público, acabem sendo subordinados de pessoas com pouco ou nenhum conhecimento na área.

E tais fatos são bem comuns de encontrar e acontecer, e com isso muitas vezes acaba acontecendo um descompasso nas atividades do setor, pois de uma lado encontram-se servidores que detém grande conhecimento, e do outro pessoas que acabaram de iniciar suas atividades como comissionados, e muitas vezes até mesmo sem o conhecimento e experiência necessária para o cargo, acabam tentando impor a sua maneira e método de trabalho, que nem sempre dá certo.

Sabe com quem tá falando?

Além da questão da falta de compatibilidade de perfil, é comum ouvir queixas de pessoas que atuam no setor público, de possuírem chefes que são comissionados, que são altamente autoritários e sentem-se no “direito” de fazer aquilo que acham ou julgam certo, sem ao menos ouvir a opinião e informações dos demais colegas.

E tais atitudes muitas vezes se devem ao fato do servidor comissionado possuir a chamada “costa quente”, pelo fato de estar no cargo por indicação de alguém com alto cargo na administração pública.

Brasil precisa mudar

Com certeza menos servidores com cargos comissionados seria algo positivo do Brasil, uma vez que muitos cargos são criados simplesmente para que possam ser ocupados por indicações meramente políticas, sem critérios, méritos ou perfil profissional para as vagas.

Claro, não podemos generalizar, afinal existem ótimos servidores públicos comissionados, que vestem a camisa e buscam o melhor para o setor e para a organização pública, no entanto infelizmente estes não são a regra mas sim a excesso.

E enquanto a máquina publica continuar inchada e ineficiente, dificilmente daremos passos em direção ao Brasil que queremos aos nossos filhos e netos.


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

2011-2017 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade