Inicial > Emprego > Aumento do desemprego em 2016-Dicas para enfrentar a crise

Aumento do desemprego em 2016-Dicas para enfrentar a crise

Com a atual conjuntura econômica do Brasil, com a queda dos investimentos, inflação em alta tudo indica que teremos um cenário bastante difícil para os próximos anos.


Publicidade

A crise econômica no Brasil deve aumentar nos próximos anos, isso é fato! E nestes primeiros meses de 2015, a população em geral já percebeu que o pior ainda não passou, uma vez que quando falamos em economia, muitos movimentos e fatos acontecem de forma bastante lenta, porém aos poucos é possível perceber a deterioração cada vez mais da economia.

E para concluir isso não precisa ser nenhum especialista no assunto, nem ser de direita ou de esquerda, apoiar este ou aquele partido, basta conversar com seus vizinhos, amigos, familiares ou simplesmente trocar algumas palavras com alguém na feira ou supermercado, independente da classe social ou condição financeira, a grande maioria irá dizer e comentar que os tempos atuais não estão fáceis.

Desemprego

Este é o medo que aflige todo trabalhador! E as notícias em relação ao assunto crescem a cada dia, sendo que não é raro ouvir notícias de grandes empresas com férias coletivas ou que estão com programas de demissão voluntária.

E aquilo que não sai nos noticiários? Boa parte da economia brasileiras é movimentada por pequenas e médias empresas, estas geralmente estão mais suscetíveis a crises, e também estão diminuindo seus quadros de colaboradores, afim de reduzir as despesas e tentar enfrentar a crise e os tempos difíceis.

E as demissões destas pequenas empresas, geralmente ficamos sabendo pelo “boca a boca”, de amigos ou parentes que acabaram perdendo seus empregos.

Cautela e pé no chão

Algumas pessoas dizem tratar-se de pessimismo apenas o cenário que o Brasil enfrenta, mas se fosse somente este o motivo, concorda comigo que nada teria mudado?

E como comentado anteriormente, não precisa ser nenhum “guru”, para perceber que as coisas não estão boas, então em momentos de grande incertezas e crise o melhor a fazer é ter cautela e pé no chão sempre!

Mas o que é isso? Em outras palavras, é dizer: Não gaste mais do que você ganha! Não contraia dívidas! E se possível faça uma poupança!

Essa é a melhor forma de enfrentar “tempestades”, pois crises vão e vem, e é importante estar preparado para os momentos de dificuldade, uma vez que quando existe uma crise todos perdem, porém os mais preparados conseguem sair delas mais forte.

Cuide do seu emprego

Se você encontra-se empregado, este é o momento de valorizar o seu emprego! Mesmo que este não seja seu emprego dos sonhos, ou que não esteja satisfeito com seu empregador atual, é fundamental manter-se empregado, uma vez que desempregado, você será mais um em busca de emprego, e o mercado de trabalho atual não está mais tão pujante com anos atrás.

Apesar de muitas empresas estarem contratando e com vagas, estas estão cada vez mais concorridas, ou seja, cada vez mais pessoas disputam menos vagas, isso significa que muitas pessoas ficaram de fora do mercado por mais tempo.

Qualifique-se

Nunca pare de estudar e qualificar-se! Mesmo em tempos de crise o comércio e a indústria continuará precisando de profissionais qualificados, e se você é um destes profissionais, terá menos dificuldades em se manter no emprego ou de achar um novo local para trabalhar.

Então não perca tempo, estando empregado ou não, busque cursos de qualificação em sua área, faça e tenha diferencial da grande maioria, que com certeza você irá se destacar na multidão.


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

2011-2016 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade