Bajular e elogiar o chefe
Todas as pessoas gostam de ser elogiadas e lembradas, e essa regra vale também para os chefes, no entanto frases de elogios “prontas” e constantes pode soar mal, e lhe trazer o rótulo de puxa-saco.
É muito bom ganhar um elogio e ter o trabalho reconhecido não é mesmo? Com certeza o seu chefe assim como qualquer outro profissional também gosta de ser elogiado quando realiza um bom trabalho e trás um bom resultado para a empresa.
E sabendo do poder do elogio, muitos profissionais o utilizam sempre que podem para bajular o seu superior, e assim quem saber conquistar aquela tão sonhada promoção que a muito tempo venham preiteando.
No entanto, o elogio e a bajulação quando utilizada no momento errado, e em excesso acaba tendo um efeito muito contrário ao esperado, uma vez que o profissional pode acabar sendo visto pelo chefe e também pelos demais colegas como um tradicional “puxa-saco”, que muitas vezes deixa a desejar em suas atividades diárias, e tenta buscar através dos elogios ao chefe e até mesmo a outros colegas de trabalho uma firmação na empresa.
Desta forma, é sempre importante saber a hora e o momento correto de elogiar seu superior ou algum outro colega de trabalho, para que o elogio apareça de forma natural e sincera, e não forçada soando como uma forçação de barra.
E encontrar esse “time” correto é somente com o tempo, seja de convivência na empresa e de relacionamento com seu superior e demais colegas profissionais.
Competência profissional
E antes de sair pela empresa distribuindo elogios a seu(s) chefe(s), visando algum benefício profissional, como aumento de salário ou alguma promoção, é fundamental ter competência e fazer bem feito o seu trabalho, uma vez que realizando seu trabalho de forma correta no prazo solicitado, o seu chefe irá ter cada vez mais confiança, saberá que em você é possível confiar, afinal trabalho solicitado é trabalho entregue.
E assim, sendo notado e reconhecido naturalmente pelo seu trabalho, as relações com o seu superior e demais colegas de trabalho ficaram muito mais facilitadas, e essa abertura com certeza ajudará e muito em sua carreira, visto que poderá ter mais liberdade para “rasgar” alguns elogios de forma bastante sincera a quem realmente fazer por merecer, sem parecer artificial ou forçado.
Em resumo, fazer elogios no seu ambiente de trabalho faz bem, desde que você seja um bom profissional e prove isso no sua dia a dia, e que os elogios, principalmente dados ao seu chefe, sejam de forma sincera e colocados no momento e na hora certa, para não darem a entender que você seja somente um puxa-saco.
E a respeito desse assunto, no seu ambiente de trabalho existem muitos puxa-sacos? Como você avalia esse tipo de situação? Aproveite o espaço dos comentários e deixe a sua opinião a respeito desse assunto tão importante no ambiente de trabalho.
Leia também:
Muito bom o artigo, adorei as dicas, se puderem enviar para o meu e-mail frases para elogiar o chefe ficaria muito agradecida!
Me desculpe mais isso é tudo mentira. Se você não puxa o saco de ninguém pode ter diploma de especialização até de marte, falar 10 idiomas, ter conhecimento e competência acima da média e dedicação ao trabalho que na hora da promoção ou aumento de salário o “líder”, gerente ou dono do lugar, vão preferir quem os bajule, independentemente de suas qualidades profissionais. Não sei porque aqui no Brasil há tanta carência afetiva e emocional, que qualquer bajulação por mais falsa que seja e saibam, eles adoram e não conseguem viver sem esse parasita do lado contando fofocas, falando mal das pessoas, só para pegar confiança.