Inicial > Emprego > Como evitar o estresse no trabalho

Como evitar o estresse no trabalho

O corre corre do dia a dia e uma vida cada vez mais agitada afeta e muito o desempenho profissional quando o estresse encontra-se instalado.


Publicidade

É praticamente impossível encontrar uma pessoa que nunca teve estresse no ambiente de trabalho e esse estresse infelizmente acaba sendo levado para fora da empresa, chegando no ambiente familiar.

E o primeiro passo para melhorar isso tudo é querer mudar, identificar a real fonte do estresse no seu trabalho e criar maneiras de contorna-la para que você possa ter uma vida melhor, com menos ou nenhum estresse.

Alguns especialistas no assunto comentam que para uma pessoa viver com menos estresse é necessário evitar três sentimentos, que geralmente são grandes causadores do estresse que é a culpa, a raiva e o medo.

E realmente se fizermos uma análise e reflexão de nosso dia a dia de trabalho, podemos perceber que esses três sentimentos podem estar presentes no ambiente de trabalho e são grande causadores de estresse.

O medo: O medo pode estar presente de diversas maneiras no trabalho, um dos mais comuns é em momentos em que a empresa encontra-se em alguma crise e esta fazendo corte de pessoal, neste momento existe o medo de perder o emprego.

Outro medo muito comum que acaba gerando muito estresse nos trabalhadores é quando ele assume novas funções e responsabilidades na empresa, e muitas pessoas acabam ficando com medo de erra ou de não ser capaz de executar aquela tarefa.

Claro que existem inúmeros outros tipos de medo que podem gerar estresse, esses são apenas dois exemplos, e para evitar esse tipo de sentimento e consequentemente o estresse é necessário que você busque informações, converses com seus superiores, tire suas dúvidas e existindo algum tipo de insegurança ou dúvidas relate sempre, com certeza você terá a informações que deseja e assim poderá executar suas atividades com mais segurança, sem medo de errar ou de perder seu emprego.

A raiva: Também esta presente de diversas formas e maneiras no ambiente de trabalho e gera muito estresse, como por exemplo saber que algum colega de trabalho, menos eficiente que você, foi promovido, com certeza gera muita raiva.

Mas esse sentimento não vai ajudar em nada a melhorar você como profissional, é necessário conter-se, seguir a trabalhar serio e duro que com certeza mais cedo ou mais tarde você terá o reconhecimento necessário para também ser promovido ou ter aquele sonhado aumento de salário.

E claro a raiva como o medo pode estar presente em diversas outras situações, por isso aprenda evitar ela que o estresse também não tomará conta de seu dia.

A culpa: Sentir-se culpado por não ter conseguido aquela promoção, por não ter terminado determinada tarefa, enfim, também pode ser um estopim para aumentar o estresse no trabalho.

E se percebemos esses três sentimentos estão todos interligados e o inicio de um pode desencadear outro e potencializar ainda mais o estresse, por exemplo, ao sentir-se culpado por não conseguir uma promoção você acaba ficando com raiva do seu local de trabalho e até mesmo com medo de tentar buscar novos desafios por acreditar que não é capaz.

Como vemos,isso tudo pode virar uma grande bola de neve fazendo o seu dia a dia ficar bem complicado e impedir que você possa exercer suas atividades da forma correta, sem estresse.

Por isso analise e reflita um pouco sobre o que acabou de ler, quem sabe uma simples mudança de postura, da maneira de encarrar a vida evitando sentimentos que não agregam em nada podem fazer com que você seja uma pessoa muito mais feliz e realizada profissionalmente, e o melhor sem levar esse estresse para casa, para seu parceiro e filhos!


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

2011-2016 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade