Inicial > Emprego > Como fazer o primeiro currículo

Como fazer o primeiro currículo

Elaborar o primeiro currículo para o primeiro emprego ou até mesmo estágio, pode ser um desafio para muitos jovens, por isso trazemos diversas dicas para você inclusive um modelo pronto para você preencher passo a passo.


Publicidade

Nesta matéria vamos tratar de um assunto bem importante que ainda é dúvida de muitas pessoas, especialmente de jovens que estão iniciando no mercado de trabalho, seja como estagiário, menor aprendiz, ou outra vaga de emprego efetiva, que é a respeito de como montar o primeiro currículo e visando suprir essas dúvidas trazemos aqui tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
• Tópicos
Introdução: Detalhes importantes do currículo;
Fazendo currículo sem experiência;
Modelo de currículo passo a passo;

Introdução: Detalhes importantes do currículo

A criação de um currículo para quem busca o primeiro emprego ou oportunidade de estágio, ou menor aprendiz, mas não possui experiência profissional anterior, é um obstáculo fácil de ser superado se as informações relevantes estiverem em destaque e distribuídas de maneira agradável para a leitura do selecionador.

Em qualquer idade, a formação será o grande trunfo neste momento, uma vez que você possivelmente estará se candidatando para uma vaga que não exija experiência anterior.

Para quem está concluindo a faculdade ou já é graduado, este será o ponto de partida da descrição de suas capacidades. Para quem ainda não possui graduação, torna-se importante levantar e relacionar cursos e vivências educacionais relevantes que mostrem conhecimento para exercer determinadas funções, que tem relação com a vaga para a qual esta candidatando-se.

O currículo deve refletir com fidelidade a capacidade que o candidato tem para assumir a vaga em questão. Mentir, inventar cursos ou colocar históricos profissionais que nunca existiram pode funcionar à primeira vista, mas complicará a participação em processos seletivos sérios que exigem documentos comprobatórios ou ainda testes práticos.

Por isso, a transparência, a honestidade e a humildade em pontuar a atual condição de busca pelo ingresso na vida profissional são fatores que muitas vezes têm mais valor do que diplomas e certificados.

Estruturalmente, o seu primeiro currículo deve conter as seguintes informações:

• Cabeçalho com dados pessoais resumidos, telefones e e-mails de contato, idade e endereço residencial;

• Descrição da formação principal com nome da instituição e ano de conclusão;

• Experiências acadêmicas ou extracurriculares relevantes, tais como: cursos, palestras e estágios. Todos por ordem de conclusão e de importância;

• Resumo de habilidades específicas que têm relação com o processo seletivo, entre elas: conhecimentos de informática, boa digitação e fluência em algum idioma.

• Foto, você só deve anexar uma foto em seu currículo caso a vaga em questão exija, caso contrário não existe necessidade alguma de adicionar uma foto no mesmo.

Lembre-se sempre que um bom currículo não é extenso, mas sim objetivo!

Mesmo os profissionais gabaritados sabem que mais de duas folhas tornam cansativa a leitura por parte do responsável pela seleção.E por conta disso, corre-se o risco de ele não ler os pontos mais importantes, acabando por fim descartando sua participação.

Importante lembrar ainda que a boa ortografia é pré-requisito para qualquer cargo. E que currículos com erros de português ou até mesmo de digitação são ignorados imediatamente.

Fazendo currículo sem experiência

Como essa é uma dúvida de muitas pessoas, vale a pena reforçar as informações sobre esse tipo de dúvida neste tópico, uma vez que tratando-se do primeiro currículo, possivelmente você não possui nenhuma experiência profissional anterior, desta forma, você deve simplesmente remover o campo “experiência profissional” do seu currículo, e focar como citado anteriormente em sua formação, e cursos que possui.

No próximo tópico trazemos um vídeo com explicações passo a passo de como preencher seu currículo, e também um link onde você pode encontrar um modelo simples de currículo, porém bastante objetivo, para baixar e preencher com seus dados.

Como fazer o primeiro currículo passo a passo

Agora que você já esta ciente e sabendo dos tópicos principais que o seu primeiro currículo deve ter, confira abaixo um vídeo com explicação detalhada de como preencher um currículo, lembrando que você baixar um modelo e saber mais a respeito do seu preenchimento nesta outra matéria aqui.

Depois de todas essas dicas com certeza você terá condições de realizar um currículo campeão! Boa sorte a todos nas seleções!


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

2011-2017 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade