Inicial > Emprego > Como os feriados atrapalham a economia

Como os feriados atrapalham a economia

Feriados prolongados é algo que todo trabalhador gosta, afinal é a oportunidade que tem para descansar um pouco mais ou então fazer uma viagem com a família, porém o grande número de feriados trás inúmeros prejuízos para o comercio e a indústria.


Publicidade

Feriados prolongados! Com certeza você trabalhador, seja da iniciativa público ou privada, sempre dá aquela observada no calendário para conferir qual será o próximo feriadão prolongado para poder dar aquela descansada a mais ou então programar uma viagem com a família.

Ou seja, feriado é “tudo de bom”, ainda mais quando acontece na segunda ou na sexta-feira!

Prejuízos com feriados

Porém nem tudo são alegrias quando o assunto são feriados, na outra ponta, a do empregador, feriado é sinônimo de prejuízo, afinal são lojas fechadas e linhas de produção paradas.

Muitas pessoas neste momento pensam: “Ahhh basta os comerciantes abrirem as lojas e pagar horas extras nos feriados”.

Então é isso que geralmente acontece, no entanto não basta ter as portas das lojas abertas, com feriados, especialmente os prolongados, as pessoas costumam viajar, e com isso deixam de sair para fazer compras e consumir e com isso o movimento cai e as vendas também.

Em muitos casos as vendas caem tanto, que para o comerciantes nem vale apena abrir, pois os gastos com horas extras, iluminação, etc serão maiores do que as vendas, compensando assim manter a loja fechada no feriado.

E o mesmo acontece com a industria, em muitos casos os custos em horas extras com pessoal, e demais custos fixos acabam não compensando as operações em um feriado.

Qual o custo dos feriados

Na empolgação dos feriados prolongados, muitas pessoas se quer pensam a respeito dos custos e do impacto dos mesmos na economia.

E para você ter uma ideia, segundo a Firjan, os feriados de 2017, devem custar R$ 66 bilhões à indústria do país, exatamente isso que você acabou de ler! 66 bilhões de reais!

Tem noção do tamanho do rombo que isso causa na economia como um todo? Da quantidade de novos empregos que poderiam ser gerados?

Apesar de um feriadinho ser bom para descansar um pouco mais, ele tem um custo bastante significativo para o país e de certa forma, querendo ou não, você também acaba sendo impactado e “pagando” pelos feriados, seja com o aumento dos preços, ou com a falta de emprego, ainda mais em períodos de crise como a que o Brasil enfrenta atualmente.


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

2011-2017 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade