Inicial > Emprego > Crise-Estamos entrando em uma bolha imobiliária e de Crédito?

Crise-Estamos entrando em uma bolha imobiliária e de Crédito?

Com a grande alta nos preços do imóveis e a facilidade do crédito, muitas pessoas acreditam que esteja se formando uma bolha imobiliária no Brasil.


Publicidade

Antes de iniciar o texto, gostaria de deixar claro, que não sou nenhum especialista em economia ou algo do tipo, alias sou uma pessoa leiga no assunto, mas assim como muitos brasileiros, que trabalha de sol a sol e economiza ao máximo sempre que pode e acaba muitas vezes sem saber o que fazer com suas economias em cenários perturbadores como os atuais.

E neste texto vou abordar um assunto que vem tirando o sono de muitas pessoas, inclusive o meu, que é relacionado ao mercado imobiliário, que nos últimos 3 anos teve um grande aumento de preços, atingindo valores que nem mesmo os mais otimistas imaginavam que iriam atingir, e geralmente a justificativa para esse mercado imobiliário aquecido e com os preços nas nuvens esta relacionado com a demanda reprimida, essa é a frase que você mais ouve, principalmente dos corretores de imóveis quando você questiona os altos preços.

No entanto, basta você analisar o seu salário e conversar com seus amigos e familiares, a renda média da população brasileira, não subiu e nem se quer se compara com o aumento que os imóveis tiveram nestes 4,3 anos para cá, atualmente é praticamente impossível encontrar um imóvel em um bairro bem localizado que custe menos de 150 mil reais por exemplo, basta fazer uma busca rápida em sites de imobiliárias para constatar que hoje é “comum” apartamentos ou casas de medidas modestas sendo comercializadas por valores de 400 a 500 mil reais.

Agora pergunto, de onde vem essa renda? Será que a grande maioria da população virou milionária de 4 anos para cá? Pois é comum ouvir a queixa de pessoas que possuem altos salários se sentindo pobres pelo fato de não ter o poder de compra que tinham a 5 anos atrás por exemplo.

E neste cenário, encontramos duas frentes, o das pessoas que comentam que o imóvel continua sendo um bom negócio, e alguns até dizem que o imóvel não desvaloriza, e do outro lado pessoas que acreditam que o Brasil esteja próximo ou até mesmo vivendo uma bolha imobiliária que só falta explodir aqui no Brasil.

E a justificativa para essa bolha esta nos altos preços aplicados atualmente em nosso país, basta lembrar dos preços de 2008, era possível encontrar apartamentos de 100 metros por cerca de 150 mil reais, hoje estes mesmo imóvel vale cerca de 300 mil reais ou mais, ou seja, os preços praticamente dobraram neste pequeno espaço de tempo, e como já citei anteriormente a renda do trabalhador não aumentou nesta proporção.

Então você assim como eu se pergunta, então porque essa alta tão grande no preços do imóveis? Lendo sobre o assunto, acredito que essa alta exagerada se deva em partes a demanda reprimida de pessoas que sonhavam com a casa própria, e outra parte relacionada a especulação e a facilidade ao crédito, sem contar o incentivo do governo como o programa da minha casa minha vida.

O grande problema que vejo, esta justamente no crédito, pois cada vez mais e mais famílias estão se endividando, comprometendo boa parte da sua renda em financiamentos longos de 20 a 30 anos, e o perigo na minha opinião esta relacionado ao desemprego, pois em caso de crise e demissões em massas, muitas famílias poderão não conseguir honrar as suas dívidas.

E no Brasil atualmente vivemos uma grande euforia, principalmente ao crédito fácil, mas é importante lembrar que existe uma grande diferença entre o crescimento movido a riqueza da população, onde o país desenvolve e gera riquezas e o crescimento movido pelo crédito.

Somente o tempo dirá se atualmente estamos vivendo ou entrando em uma bolha imobiliária ou de crédito, mas independente de estar ou não se formando uma bolha no mercado, acredito que os valores dos imóveis esta fora da realidade se comparado com a renda dos Brasileiros.

E sobre o assunto, o que o amigo acha? Estamos entrando ou vivendo uma bolha? Ou o preço atual dos imóveis é justo e compatível com a renda do brasileiro?


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

Um comentário
2011-2017 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade