Inicial > Emprego > Dúvidas sobre primeiro emprego

Dúvidas sobre primeiro emprego

Muitos jovens desejam trabalhar, porém sem experiência ficam cheio de dúvidas sobre como montar seu currículo e onde procurar empresas que aceitem pessoas sem experiências anteriores.


Publicidade

Hoje recebemos o e-mail de uma leitora, ela chama-se Clarice tem 17 anos e mora em Curitiba no Paraná, abaixo segue na integra o e-mail que recebemos.

Como conseguir o primeiro emprego sem experiência

Olá a todos, primeiramente gostaria de parabenizar o lzduda.com pelas publicações diárias, leio sempre que posso, principalmente as relacionadas a respeito de vagas e oportunidades em grandes empresas que vocês publicam.

Pois bem, eu estou terminando o o ensino médio este ano, e tenho 17 anos, e estou com muitas dúvidas a respeito de como conseguir o meu primeiro emprego, afinal nunca trabalhei antes, ou seja, não possuo nenhuma experiência.

No final do ano irei prestar vestibular em algumas universidades, caso não seja aprovada irei fazer cursinho pré vestibular, porém caso isso aconteça, gostaria de começar a trabalhar e assim poder ter meu dinheiro no final do mês para pagar minhas contas.

Por onde eu começo? Como procurar um emprego sem experiência? O que colocar no currículo?

Se puderem responder essas dúvidas ficaria muito agradecida. Obrigada.

Resposta a Clarice

Antes de mais nada nós quem agradecemos seu e-mail, e como a sua dúvida é bastante pertinente e com certeza milhares de jovem no Brasil tem as mesmas dúvidas, pois a conquista do primeiro emprego muitas vezes cria muitos medos e dúvidas.

E vamos tentar trazer algumas dicas que poderão ajudar você e todas os jovens que sonham com o primeiro emprego porém não possuem experiências.

Vagas de estágio: Esse é um dos melhores caminhos a serem seguidos para quem busca ganhar experiência e assim o primeiro emprego, milhares de empresas de pequeno a grande porte no Brasil contratam estagiários de nível médio, e como estamos iniciando praticamente agora o segundo semestre ainda dá tempo de correr atrás e tentar conquistar uma vaga de estágio.

Onde buscar vagas de estágio: Para quem esta cursando o ensino médio, um ótimo lugar para buscar vagas de estágio é no CIEE(Centro de Integração Empresa-Escola) que faz o intermédio entre as empresas que precisam estagiários e os estudantes de nível médio e também de cursos de nível superior.

Vagas temporárias: Muitas empresas, fabricas e lojas em geral contratam mão de obra temporária em determinadas épocas do ano, em especial em datas festivas, principalmente no final do ano, onde a demanda acaba crescendo e muitos empregadores não exigem experiência profissional anterior, por isso as vagas temporárias são uma ótima oportunidade para quem deseja ingressar no mercado de trabalho pela primeira vez.

Vagas na agência do trabalhador: A grande maioria das cidades possuem as conhecidas agências SINE, a qual realizam a capitação e divulgação de oportunidades nas indústrias, comércios e empresas em geral, como você é da capital do Paraná, vale a pena conferir nas agências do trabalhador de Curitiba as vagas de emprego abertas, pois muitas oportunidades não exigem qualquer experiência anterior, abrindo assim as portas para o tão sonhado primeiro emprego.

Currículo de pessoa sem experiência

E para concluir, a sua última dúvida esta relacionada a respeito do que escrever em seu currículo uma vez que você não possui experiência anterior.

Pois bem, neste caso é necessário inserir em seus currículo a sua formação atual,no seu caso que esta concluindo o ensino médio esse ano.

Se você possui algum curso de informática, idiomas ou qualquer outro curso de capacitação é importante citar em seu currículo também, pois isso tudo conta no momento de disputar uma vaga de emprego.

O importante é falar sempre a verdade e nunca mentir ou inventar informações, pois para o empregador é muito fácil e rápido descobrir mentiras e inverdades em um currículo profissional.

É isso Clarice, espero que todas essas dicas possam ser de grande ajuda a você e a todos que desejam encontrar o primeiro emprego, qualquer dúvida fiquem a vontade e deixem seus comentários, boa sorte e a todos e que o primeiro emprego venha logo!


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

2011-2017 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade