Inicial > Emprego > Entrevista por videoconferência

Entrevista por videoconferência

As facilidades da tecnologia já chegou também nas entrevistas de emprego, que podem acontecer a distância por videoconferência.


Publicidade

Cada vez mais as empresas estão adotando o processo de videoconferência para entrevistar os candidatos a uma vaga de emprego, e as vantagens de utilizar esse processo são inúmeros, principalmente relacionado a custos, uma vez que não existe a necessidade de deslocamento do candidato ou do entrevistados para outra cidade para realizar a entrevista.

Outro esta relacionado a possibilidade de entrevistar mais candidatos, visto que a distância não é problema, e candidatos que antes não poderiam estar presentes para uma entrevista presencial pelo fato de residirem em outra cidade, estado ou até país, agora podem participar do processo de seleção sem maiores problemas, aumentando assim as chances da empresa encontrar o profissional ideal para o posto de trabalho existente na organização.

Dicas para entrevista por videoconferência

E para quem vai participar de uma entrevista feita por videoconferência na internet pela primeira vez, é importante lembrar que não existem segredos ou mistérios, e o processo é idêntico a uma entrevista presencial, ou seja, você será questionado(a) a respeito de suas habilidades e competências e deverá responder a inúmeras perguntas como de costume.

No entanto, por tratar-se de uma entrevista a distância pela internet, é importante ficar atento a alguns detalhes para que você possa ser bem sucedido nesse tipo de entrevista.

– Conexão com a internet: Sendo uma videoconferência, na qual tanto você quanto o entrevistador estarão utilizando webcam’s, é fundamental que a sua internet possua uma boa velocidade de conexão, caso a sua casa possua uma internet de baixa velocidade, é interessante conectar-se em outro local com velocidades mais altas para que isso não atrapalhe a sua entrevista.

– Equipamentos: Câmera, microfone, fone de ouvidos e um computador/notebook em bom estado, teste isso tudo horas antes da entrevista começar, para que você não perca tempo tentando buscar uma solução para eventuais problemas.

– Local: Local silencioso é fundamental para que a entrevista por videoconferência possa acontecer sem transtornos, e você possa ouvir claramente o entrevistador e ele também possa ouvir com clareza suas respostas.

– Roupa: É importante vestir-se apropriadamente, mesmo estando em sua casa, estar bem apresentado(a) com certeza causará uma boa impressão, por isso nada de decotes ou roupas despojadas demais, principalmente se você esta disputando uma vaga de liderança, por isso o bom senso deve prevalecer no momento de vestir-se para a entrevista.

Tendo atenção a esses pequenos detalhes citados acima é manter a calma e mostrar ao entrevistador(a) as suas qualidades e diferenciais e o porque você é o mais qualificado para a vaga.

É isso, espero que as dicas aqui deixadas possam ajudar você a preparar-se da melhor maneira possível para a sua primeira entrevista por videoconferência e que ela seja um sucesso e que você conquiste o entrevistador e também a vaga. Boa sorte!


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

2011-2017 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade