Inicial > Emprego > Estagnação profissional

Estagnação profissional

Conformismo, rotina, acomodação entre outros fatores pode fazer com que o profissional simplesmente encalhe na carreira não crescendo profissionalmente.


Publicidade

A estagnação profissional é algo bastante comum de ser encontrado no mercado de trabalho, e é um grande mal que deve ser evitado ao máximo, quando existe o sonho de crescimento profissional e de exercer altos cargos.

Muitos profissionais acabam não se dando conta de quanto a carreira esta estagnada, e só percebem que ficaram “parados no tempo”, quando observam o crescimento e ascensão de colegas de trabalho mais novos que chegaram a pouco tempo na empresa, então neste momento acaba caindo a ficha, fazem uma sincera reflexão e concluem que estão estagnados profissionalmente.

E a estagnação profissional pode acontecer por vários fatores, não existe uma causa exclusiva, porém o mais comum é quando o profissional acomoda-se na sua função, apesar de fazer bem o seu trabalho, nunca sai disso, muitas vezes por acomodação ou até mesmo preguiça, evita ir de encontro com novos desafios e problemas dentro da empresa, e com isso pode acabar deixando de mostrar ainda mais as suas qualidades e acaba perdendo oportunidades, uma vez que outros colegas poderão acabar tomando a iniciativa.

Profissional de uma empresa só

Cada empresa possui uma maneira de trabalho e de seguir seus processo, e juntamente com a estagnação profissional acaba-se criando um profissional de uma empresa só, ou seja, a pessoa é super competente e desempenha muito bem as suas funções para os processos e situações que envolve somente essa empresa, no entanto processos e métodos cada empresa tem a sua, e esse tipo de profissional tem grandes dificuldades de encontrar um nova colocação no mercado, uma vez que ficou muito tempo realizando somente determinadas tarefas na mesma empresa, sem buscar novos conhecimentos e novas qualificações.

Como não estagnar profissionalmente

De forma bastante breve e rápida, vimos que estagnar profissionalmente não é nada bom para a vida e sucessso profissional, por isso é fundamental estar preparado para mudanças e jamais entrar na chamada “zona de conforto”, por isso trazemos algumas dicas que podem ajudar, confira.

Planejamento: Saber onde você quer chegar, quais são seus sonhos profissionais? Uma vez definidas suas metas para o sucesso, é importante fazer planejamento de como conquista-las e torna-las uma realidade, por isso tenha sempre objetivos para curto, médio e longo prazo na vida profissional, planeje cada passo, para um crescimento sólido na carreira.

Tempo: Tempo é como dinheiro, se você não pode aumentar a quantidade dele é necessário saber administrar o que tem, por isso é fundamental estabelecer metas e prioridades no seu trabalho, para poder entregar e cumprir os prazos, afinal profissionais que não cumprem prazos ou deixam de entregar um trabalho na data prevista mostram a seus gestores que não possuem capacidades de trabalhar sobre pressão e com prazos curtos, impossibilitando assim maiores reconhecimentos e crescimento na carreira.

Qualificação:Buscar novos conhecimentos, fazer cursos relacionados a sua área de atua, aprender e ser fluente em um novo idioma, enfim, sempre tem algo novo a aprender e profissionais que buscam qualificar-se profissionalmente estão sempre muitos passos a frente em comparação com aqueles profissionais acomodados que acreditam saber tudo.


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

2011-2016 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade