Inicial > Emprego > Estou com medo de perder o emprego

Estou com medo de perder o emprego

Em épocas de crise ou instabilidade na empresa é comum esse sentimento de estar em uma verdadeira corda bamba, porém é fundamental não perder o foco e seguir o trabalho.


Publicidade

A pouco recebi o telefonema de um velho amigo da faculdade, e nessa ligação ele comentou que a empresa onde trabalha atualmente esta passando por uma grande reestruturação, com diversos corte de custos, inclusive com a redução da equipe em alguns setores, ou seja, esta rolando diversas demissões e nesse processo todo ele disse que esta com medo de ser demitido e assim acabar perdendo o emprego.

E como esse sentimento pode ser o mesmo de inúmeros outros trabalhadores Brasil a fora, achei muito plausível abordar esse tema aqui em nosso site, e trazer algumas dicas para que você vença esse medo de ser demitido e possa seguir enfrente nas suas atividades diárias, conselhos esses que inclusive passei a esse meu amigo.

Não perca a motivação

Em momentos de reestruturação de uma empresa é fundamental não perder o foco de suas atividades, ou seja, não desanimar e continuar motivado, não de deixe se levar por boatos de demissões, que circulam entre os funcionário, também conhecida como “rádio peão”.

Uma vez que caso você esteja desmotivado ou não realizando as suas atividades da forma que deveria, com certeza assim você estará aumentando suas chances de acabar sendo demitido em uma possível reestruturação de equipe, afinal os gestores e a empresa irá preferir ficar com os colaboradores mais dedicados e motivados, por isso nesse momento é fundamental continuar suas atividades e simplesmente fechar os ouvidos para boatos e histórias que circulam nos corredores.

Foco nas suas atividades

Manter a qualidade das suas atividades e do seu trabalho fazem toda a diferença, sem contar que ajudam e muito você se destacar dos demais profissionais que nesses momentos de crise na empresa acabam desanimando e não desempenhando suas atividades a contento.

Neste momento é importante lembrar que você é pago e recebe um salário para exercer suas atividades e independente da empresa estar enfrentando uma reformulação e mudanças que possam atingir seu cargo, lembre-se, enquanto você esta recebendo um salário deve trabalhar sempre da melhor forma possível.

Não esquecendo que é em momentos e situações de crise e de dificuldade que se identificam os grandes e melhores profissionais, que não se deixam abater por nada, use isso a seu favor!

Converse com seu gestor

Se o cargo ou função que você ocupa na organização permite contato direto com o seu superior/gestor imediato, não deixe de conversar com ele sobre o assunto, principalmente se isso possa fazer com que você sinta-se mais seguro e menos ameaçado.

Afinal muitos gestores tem diálogo bastante aberto e direto com seus subordinados, até mesmo em momentos onde cortes na equipe possam acontecer, mais lembre-se que em alguns casos e empresas nem mesmo os gestores estão cientes do que realmente possa vir a acontecer e qual o caminho que a empresa irá seguir.

Não deixe o medo te vencer

O medo que muitos profissionais tem de perder o emprego, podem acabar afetando a vida como um todo e não somente no ambiente de trabalho, por isso ter medo de perder o emprego é sofrer por antecedência e não ajuda em nada muito pelo contrário só prejudica.

O melhor a fazer, é estar sempre preparado para mudanças e começar um novo desafio, afinal trabalhar na iniciativa privada é assim mesmo, de um dia para o outro tudo pode mudar, fusões podem acontecer e quando isso ocorre grandes reestruturações podem acontecer.

Desta forma estar sempre preparado e qualificado é fundamental, afinal bons profissionais são sempre muito disputados pelas empresas.


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

2011-2016 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade