Inicial > Emprego > Faltam profissionais de T.I. qualificados ou são os baixos salários?

Faltam profissionais de T.I. qualificados ou são os baixos salários?

Para muitos profissionais de T.I. não faltam profissionais qualificados, mas sim baixos salários que não motivam os profissionais qualificados a disputarem tais vagas


Publicidade

É comum estar assistindo o jornal, e deparar com reportagem sobre vagas de emprego, nos últimos dias tenho assistido diversas reportagens que falam sobre profissões do futuro ou então de matérias comentado sobre a falta de alguns profissionais qualificados no mercado de trabalho.

E entre esses profissionais é comum ler e ouvir falar que faltam profissionais de ti qualificados e que sobram ofertas de trabalho.

Mas saindo da TV, e da reportagem será que é isso mesmo que acontece?

Por ter formação na área tecnologia e trabalhar com ela, tenho contato com outros profissionais, até mesmo alguns ex colegas de faculdade, e ao conversar sobre o assunto da falta de profissionais qualificados, concluímos que na verdade sobram profissionais qualificados no mercado, o que falta são oportunidade com salários mais atrativos, pois muitas empresas buscam mão de obra qualificada e especializada com baixos salários.

E estes baixo salários de certa forma são atrativos aos profissionais em inicio de carreira, recém formados e sem experiência que buscam o primeiro emprego e o salário é o menos importante, pois visam “esquentar” a carteira de trabalho, e estes geralmente não são aceitos pelas empresas justamente por não serem as qualificações necessárias, e os profissionais qualificados preferem continuar desempregados trabalhando como freelancer na maioria dos casos do que ganhar baixos salários, e é neste momento que muitas empresas não conseguem preencher as suas vagas e então vem essa falsa sensação que esta faltando profissionais de T.I. qualificados.

E para provar isso, basta fazer uma busca de vagas, será possível encontrar inúmeras vagas abertas, a grande maioria pede certificações, curso superior, pós, fluência em um segundo idioma, etc e quando você pergunta o salário a grande maioria irá pagar muito menos de 2 mil reais.

E na minha opinião iremos continuar ouvindo que faltam profissionais qualificados na área de T.I. enquanto as empresas continuarem com a política de baixos salários para mão de obra qualificada e especializada.
E sobre o assunto o que você acha? Será que realmente faltam profissionais ou sobram vagas com baixa remuneração que exigem muito dos profissionais?


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

28 Comentários
2011-2017 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade