Inicial > Emprego > Fui reprovado na entrevista de emprego

Fui reprovado na entrevista de emprego

Quando esta buscando uma nova oportunidade de trabalho ouvir não é algo muito comum, por isso é fundamental saber encarrar isso para não desanimar e seguir em frente.


Publicidade

Quando estamos desempregado ou em busca de um novo emprego e enviamos currículo para vagas a dezenas de empresas, as chances de ouvir vários “não”, e de acabar sendo reprovado em uma entrevista é muito maior do que a quantidade de “sim”, isso é fato.

E sofrer rejeições fazem parte de todo o processo, onde grande diferencial dessa história toda, esta em saber como lidar com essa rejeição, uma vez que muitos profissionais acabam desanimado quando são reprovados em uma entrevista para aquele emprego que tanto desejavam.

E com isso podem acabar achando que são incompetentes para aquela vaga ou função e por isso jamais, eu disse jamais, encare uma rejeição profissional como algo pessoal, não use o insucesso em uma entrevista de emprego para avaliar o seu valor como profissional.

Por isso trazemos algumas dicas para ajudar você encarar de forma positiva uma reprovação na entrevista de emprego, e possa de alguma forma tirar proveito desse “não” que recebeu ou possa a vir receber.

Nunca aposte todas as fichas

Enfim, seu currículo foi selecionado para uma vaga em uma grande empresa, a vaga com o salário que sempre sonhou, e a entrevista já esta marcada.

Essa é uma ótima notícia com certeza, mas lembre-se que a entrevista é somente mais uma etapa de todo o processo, e mesmo possuindo um ótimo currículo, quem sabe o seu perfil não seja o ideal para a empresa naquele momento e um “não” possa vir a surgir.

Por isso é fundamental estar preparado para esse tipo de situação, e mesmo tendo uma entrevista agendada não descarte outras ofertas de trabalho, continue enviando seu currículo e esteja preparado caso aconteça uma rejeição para a sonhada vaga, pois assim você não desanima e segue em frente na sua luta em busca da tão sonhada vaga de emprego.

Solicite um feedback

Raramente as empresas dão um retorno a respeito do que levou o candidato a ser reprovado na entrevista de emprego, por isso se você não conseguiu o emprego não existe mal algum em pedir para a empresa o que chamamos de um feedback construtivo, perguntando os motivos que levaram a empresa a não qualificar você para a vaga.

Claro, esteja ciente que nem todas as empresas iram fornecer tais informações, mas caso seja solicitadas da maneira correta as chances do recursos humanos lhe passar essas informações são grande.

Envie um e-mail formal ao RH da empresa, ou caso tenha o e-mail do recrutador é melhor ainda, comente que você ficou feliz em participar do processo seletivo e gostaria de saber os motivos que levaram a sua reprovação na entrevista, para que assim possa buscar melhorar esses pontos negativos e consequentemente tornar-se um profissional melhor.

Caso venha a receber um retorno com informações da empresa, esteja preparado e aberto para ouvir coisa que pode não gostar, afinal você não era o melhor candidato para aquela vaga em questão, por isso utilize todas essas informações com maturidade e acima de tudo seja sincero(a) consigo mesmo(a) e busque melhorar naquilo que for possível.

Atitude positiva

Como comentado no inicio dessa matéria, quando está em busca de emprego, as chances do insucesso são bem maiores do que do sucesso, por isso tenha sempre uma atitude positiva, mesmo após a reprovação em uma entrevista de emprego, é importante saber que cada vez você está mais perto da tão sonhada vaga.

Encare cada rejeição como uma oportunidade de aprendizado de melhorar ainda mais e mantenha sempre o foco no seu objetivo principal que é conquistar uma grande oportunidade de trabalho.


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

2011-2016 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade