Inicial > Emprego > Home office-Vantagens e desvantagens de trabalhar em casa

Home office-Vantagens e desvantagens de trabalhar em casa

Cada vez mais profissionais de diversas áreas de atuação tem deixado os escritórios das empresas para trabalhar diretamente das suas residências.


Publicidade

Nos últimos anos vimos uma grande evolução em inúmeras tecnologias, em especial, nos computadores e na maneira com que eles conectam-se, pois se a 10 anos atrás, o computador era artigo de luxo e privilégio de poucos, hoje o cenário é totalmente diferente, o mesmo vale para conexão com a internet, onde a uma década atrás a unica maneira de conectar seu computador a grande rede era utilizando um modem com velocidade máxima de 56kbs em uma internet discada.

E essa facilidade de conexão a internet em altas velocidades que vemos hoje tem aberto novos mercados de trabalho, e um deles é o home office, que em uma tradução livre quer dizer “escritório em casa”, onde o profissional executa todas as suas atividades de casa, sem a necessidade de deslocar-se até a empresa, e essa tem sido uma tendência cada vez maior entre empresas e trabalhadores em todo o mundo, mas assim como tudo em nossa vida trabalhar home office tem os seus lados positivos e negativos, e é isso que vamos tentar relacionar nas próximas linhas.

Vantagens de trabalhar home office

– Ganho de tempo: Essa na minha opinião é uma das principais vantagens de trabalhar em casa, pois não é necessário deslocar-se até a sede da empresa, e com isso o profissional não perde tempo no transito, que cada vez esta mais engarrafado, principalmente nas grandes cidades, onde muitos profissionais acabam levando horas para chegar e voltar do seu trabalho.

– Ambiente: Estar em casa, relaxado da maneira que achar conveniente também é um ponto positivo, pois estando em casa o profissional não precisa estar preocupado com a roupa que esta usando ou se a mesma esta um pouco amassada ou não.

– Família: Para quem tem família e filhos trabalhar em casa também trás benefícios nesse sentido, pois estando em casa é possível estar mais presente dos filhos.

– Liberdade para definição de horários: Que é autônomo e possui empresa em seu nome ainda tem essa grande vantagem, que é trabalhar nos horários que mais interessa e tem maior produtividade, sem necessitar assim de seguir horários e regras pré estabelecidas.

– Para a empresa: A empresa que contrata um profissional para trabalhar em casa acaba tendo diversos benefícios, principalmente relação a economia de espaço físico em sua sede, energia elétrica, e pode ter a sua disposição um profissional 24 horas.

Desvantagens de trabalhar em casa

No entanto como já comentado no inicio dessa matéria, nem tudo é perfeito e o trabalho home office também possui seus pontos negativos que devem ser levado em conta no momento de decidir por essa maneira de trabalho, e os mais importantes na minha opinião são:
– Falta de disciplina: Quem trabalha em casa necessita ter muita disciplina, principalmente se for autônomo, uma vez que não existe chefe por perto para cobrar resultados, é necessário ser organizado e planejar-se para executar todas as tarefas necessárias do dia.

– Isolamento social: Esse é um fato que deve ser levado muito em consideração, principalmente se o profissional mora sozinho, uma vez que ficará o dia todo sozinho, e não terá contato com outros colegas de trabalho, e isso muitas vezes pode acabar tornando a pessoa isolada, e para que isso não aconteça é importante ter horários de trabalho muito bem definidos, com momentos de lazer e interação com outras pessoas, seja da família ou em outros ambientes como academias, parques, etc.

– Assuntos da casa:Para profissionais casados que possuam filhos, pode existir interferências de assuntos domésticos no seu dia a dia que possam vir a atrapalhar a sua produtividade.

Acabamos de apresentar apenas algumas das principais vantagens e desvantagens do trabalho home-office, lembrando que para corrigir e evitar a questão das desvantagens é necessário sempre planejamento para saber como lidar com situações que venham a prejudicar suas atividades diárias e sua vida social.


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

2011-2017 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade