Inicial > Emprego > Medo de emprego novo

Medo de emprego novo

Muitos profissionais após ficarem muitos anos em uma mesma empresa ficam preocupados ou receosos ao assumir uma nova posição em outras corporações.


Publicidade

Imagina você após trabalhar diversos anos em uma unica empresa, fazendo coisas que gosta, conhecendo todos os processos e quem é quem no seu local de trabalho, porém com uma reestruturação da empresa você perde seu emprego e necessita ir ao mercado de trabalho buscar novas oportunidades e chances.

Com um bom currículo logo novas oportunidades surgem, mas é neste momento que muitos profissionais começam a temer e a ficar preocupados a respeito do que lhe espera nesta nova empresa e neste novo emprego, e para ajudar a todos que tem esse timo de preocupação, vamos trazer neste artigo algumas dicas simples que podem ajudar a perder esse medo e adaptar-se o mais rápido possível na nova empresa.

Conhecer o ambiente e saber quem é quem: Esse é um dos itens fundamentais na minha opinião quando você inicia em um novo emprego.

É necessário identificar o mais rápido possível o ambiente em que esta entrando, como é o perfil de seus colegas de trabalho, quem são os engraçadinho(que sempre fazem algum tipo de piadinha), os mais sérios, enfim, é importante tentar conversar brevemente com todos no primeiro dia de trabalho, se apresentar e tentar saber um pouco mais sobre quem esta a sua volta e com quem irá trabalhar diretamente, e claro tentar gravar os nome de todos.

Integre-se: Estreitar laços e fazer novas amizades é um ponto que ajuda e muito a perder o medo do novo emprego e um bom momento para isso são nos intervalos, principalmente no horário de almoço onde muitas empresas possuem salas de jogos ou um local onde os colaboradores acabam se reunindo após o almoço, neste momento de descontração a integração fica mais fácil, por isso enturme-se, participe das atividade/jogos.

Não sinta-se vigiado: Ao conversar com pessoas que iniciam em um novo emprego é muito comum ouvir relatos de que sentiam-se mal acharem que estavam sendo observados a todo momento, e isso geralmente é uma impressão, principalmente por ser novo no local, por isso tenta desencanar e não ficar imaginando que a cada segundo alguém esta te observando e julgando o seu trabalho, faça o que tem que ser feito sem criar esses monstros em sua cabeça.

Gerente ou superior imediato: Muitos profissionais, principalmente em um novo trabalho tem pavor em conversar diretamente com o superior imediato ou gerente, e se você é uma dessas pessoas que simplesmente tremem quando tem que discutir algo relacionado ao trabalho com os gestores é importante relaxar, e lembrar que você somente esta fazendo o seu trabalho e ele o dele, e que vocês dois são pessoas normais como todo mundo, que somente ocupam posições diferente dentro do “time”(empresa).

E saber administrar esse nervosismo é fundamental, pois caso contrário as chances de você acabar se expressando mal ou não demonstrar o que realmente sabe sobre o assunto pode acabar passando uma má impressão para seus superiores, e lembre-se eles são pessoas como você, não tem porque ter nenhum tipo de medo ou nervosismo principalmente se você domina o assunto.

Saber aceitar criticas e opiniões: Esse também é um ponto bastante importante, pois iniciando uma nova posição em uma nova empresa, mesmo sendo um profissional qualificado é normal que em algum momento, principalmente no inicio você venha receber sugestões, opiniões ou até mesmo criticas de outras pessoas referente ao seu trabalho, e se isso acontecer não fique chateado(a), é importante saber ouvir e aprender com as pessoas que tem mais tempo de empresa, e tenha em mente que essas opiniões ou até críticas fazem parte do aprendizado e são necessárias muitas vezes para que você desempenhe um trabalho ainda melhor na organização, desta forma caso isso venha acontecer, utilize-as como motivação para melhorar cada vez mais.

Pergunte sempre e anote tudo: Não tenha medo de perguntar e tirar suas dúvidas referente a determinados processo, afinal você é novo e não tem obrigação de saber tudo nos primeiros dias, por isso é melhor perguntar do que fazer errado.

Mas claro, existe sempre um porém, perguntar sempre a mesma coisa é sinal que existe alguma coisa errado, por isso tenha sempre em mãos um caderno de anotações para anotar todas as suas dúvidas e soluções do que deve ter feito, pois pode ser que você venha enfrentar uma situação semelhante no futuro e em caso de dúvidas basta consultar suas anotação, sem a necessidade de perguntar a ninguém novamente.

Bem amigos trabalhadores, são essas algumas das dicas que tenho a passar para quem esta iniciando em uma nova empresa e esta com medo de não saber como se comportar, boa sorte e que você seja muito feliz neste novo emprego e que possa crescer muito profissionalmente.


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

2011-2017 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade