Inicial > Emprego > Medo de pedir aumento de salário

Medo de pedir aumento de salário

Pedir aumento de salário ao chefe não é tarefa fácil, porém não deve deixar que o medo acabe dominando e tomando conta da situação.


Publicidade

Um dos grandes motivadores para qualquer profissional é ter o seu trabalho conhecido e reconhecido, e uma forma de obter tal reconhecimento é ser remunerado de forma condizente com as suas obrigações e desempenho na empresa.

Entretanto, muitas empresas não possui um plano de carreira, no qual o profissional tenha chances de crescer profissionalmente e também conquistar maiores e melhores salários durante a sua carreira na organização.

E por isso é necessário muitas vezes que o profissional tome a iniciativa e peça aumento de salário.

E é neste momento que muitos profissionais acabam simplesmente “travando”, seja por medo, ou por não saber como pedir aumento salarial a seu superior.

E visando auxilar você nesse desafio, vamos trazer algumas dicas que podem ajudar e assim quem sabe no próximo holerite você constate um valor maior no seu salário.

Não sabe o que falar e como falar

Se você tem essa percepção, que não sabe nem por onde começar e nem mesmo justificar porque merece um aumento de salário, é importante não seguir enfrente, pois as chances são pequenas, uma vez que você será questionado e não estará preparado(a) para dar suas justificativas, por isso é necessário preparação e planejamento.

Análise de mercado

Faça uma análise e pesquisa dos valores de salários pagos no mercado de trabalho da sua região para o seu mesmo cargo e função.

Verifique se existe uma defasagem entre o seu salário e a média de mercado, ter esses valores é importante, inclusive para poder demostrar tais valores durante reunião com o seu chefe, na qual irá pedir a ele aumento de salário.

Categorize seus resultados e sua importância

Relacione em uma folha suas maiores conquistas e contribuições para a empresa e para o departamento em que trabalha, para que assim você lembre e comente a respeito com seu chefe no momento em que estará conversando sobre salário.

Caso esteja a muitos anos na empresa, sem aumento real e com bons resultados e desempenho, não deixe de citar e comentar sobre o assunto.

Momento certo

É fundamental saber a hora de falar com o seu superior a respeito de aumento salarial, por isso evite dias em que as coisas estão bastante complicadas no departamento, como dias de fechamento de mês, ou que você saiba que o seu chefe esteja estressado com algum tipo de dificuldade.

Sem medo

Agora que você deixou a insegurança de lado, fez uma pesquisa salarial , constatou que seu salário está abaixo da média, e que você esta a bastante tempo sem aumento e desempenhando de forma primordial suas funções e atribuições, não existem motivos para ter medo!

Assim agende com seu chefe uma reunião, lembrando do item anterior, escolha um período no qual você tenha certeza que ele poderá atender você sem correria e sem outros problemas relacionados com a rotina do departamento.

Na reunião, simplesmente seja você, tente demostrar a ele todas as informações que levantou e possui e suas justificativas para solicitar um aumento salarial.

Tenho certeza que dessa forma um pedido de aumento salarial bem planejado e estudado tem grande chances de sucesso.


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

2011-2016 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade