Inicial > Emprego > Melhor pedir demissão ou ser demitido ?

Melhor pedir demissão ou ser demitido ?

Essa é uma dúvida que atinge muitos trabalhadores, neste artigo relacionamos algumas dicas e informações sobre o assunto que poderão ajudar a clarear um pouco suas idéias e assim ajudar na sua decisão.


Publicidade

Essa é uma pergunta muito recorrente, principalmente por aquelas pessoas que começaram a trabalhar a pouco tempo e por algum motivo não estão mais felizes com o atual emprego e estão interessadas em deixar o atual local de trabalho, no entanto ficam na dúvida a respeito de pedir ou não demissão, e essa é também uma dúvida do nosso leitor Emanuel que mora em Assis, interior de São Paulo e deseja sair do atual emprego para um novo, porém não quer pedir a conta e esta na dúvida a respeito do que é melhor a fazer.

Ser demitido x Pedir demissão
Então vamos direto ao assunto! Claro que quando existe interesse por parte do trabalhador de sair da empresa que esta atuando, o melhor para ele é ser demitido, uma vez que ele terá direito a sacar seu FGTS e também terá direito ao seguro desemprego proporcional a quantidade de anos que trabalhou.

No entanto é importante frisar que nestes casos, havendo interesse em sair do atual emprego, vale a pena conversar com o seu gestor afim de chegar em uma acordo para que a empresa onde você atua venha lhe demitir sem justa causa, para que assim você não perca seus direitos, como saque do FGTS, aviso prévio e seguro desemprego.

Por outro lado muitos empregadores não realizam tal acordo, uma vez que incidem diversos gastos para demitir um colaborador, e nestes casos é necessário que o trabalhador entre com aviso prévio e peça a demissão.

Operação tartaruga

Muitos profissionais sabendo que dificilmente a empresa irá fazer acordo para demiti-lo acabam fazendo o que muitos chamam de “operação tartaruga”, ou seja, acabam desempenhando suas tarefas de forma lenta deixando muito a desejar, para que assim o empregador venha a demiti-lo sem justa causa.

No entanto esse é um grave erro que muitos profissionais cometem, pois dependendo da situação podem até mesmo serem dispensados por justa causa, perdendo assim todos os seus direitos e também manchando seu histórico profissional, uma vez que ao buscar um novo emprego a nova empresa irá querer saber os motivos da saída do emprego anterior.

E mesmo que o empregado demita sem justa causa pelo fato do trabalhador não estar mais desempenhado suas funções a contento, isso pode ter um preço muito caro no futuro, principalmente na busca de um novo emprego quando a nova empresa solicitar referências de empregos anteriores.

Conclusão

Se você trabalhador deseja sair do emprego atual, converse com seu chefe, e verifique a possibilidade da empresa lhe demitir, pois assim como já explicamos você não perde seus direitos.

Caso isso não seja possível, e você precisa sair do emprego atual porque achou uma oportunidade profissional mais interessante, o melhor a fazer é pedir a demissão e sair pela porta da frente de cabeça erguida, mas claro antes de tomar essa decisão é importante fazer as contas do seu tempo de serviços e benefícios que possui no seu emprego atual, pois nem sempre pedir a conta para ir trabalhar em um emprego com salario um pouco melhor venha a ser vantajoso,

E na minha opinião jamais um profissional deve realizar a famosa “operação tartaruga” principalmente se você estiver iniciando a sua carreira.


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

2 Comentários
2011-2017 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade