Inicial > Emprego > Mentir no curriculo pode virar crime

Mentir no curriculo pode virar crime

Mentiras no currículo em breve podem se tornar crime, com penas que variam de 2 meses a 2 anos de prisão.


Publicidade

Todos sabem que o primeiro passo para conquistar uma vaga de emprego é ter e fazer um bom currículo para ser entregue no recursos humanos das empresas.

E nos diversos artigo aqui no lzduda.com no qual falamos sobre currículos, sempre citamos a reforçamos a importância de jamais mentir ou inventar informações na hora de preparar o seu currículo.

Afinal os profissionais de recrutamento e seleção possuem muita prática e facilidades em encontrar mentiras em currículos, sem contar que ao inventar por exemplo a fluência em um algum idioma, ou o domínio de algum habilidade, provavelmente você será testado(a) no processo seletivo, e a casa literalmente vai cair caso você esteja mentindo, sem contar que você estará fechando as postar definitivamente naquela empresa, visto que nenhuma empresa deseja ter em seu quadro de colaboradores um profissional mentiroso.

Mentira no currículo pode tornar-se crime

A quantidade de profissionais que acabam inventando e mentindo em currículo é bastante alta segundo especialistas em recursos humanos, e para coibir tais mentiras existe um projeto de lei que visa coibir esse tipo de comportamento, tornando assim um crime a mentira no currículo.

O Projeto de Lei 6561/2009 é de autoria do deputado Carlos Bezerra (PMDB MT) que se aprovado na câmara dos Deputados pode punir os mentirosos com penas entre dois meses e dois anos de prisão.

Atualmente o projeto de lei encontra-se pronta para Pauta na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), para saber o andamento e maiores detalhes a respeito desse projeto de lei, basta acessar esse link.

E independente da aprovação ou não dessa lei que torna crime mentir no currículo, é importante ter ciência que ao “turbinar” seu currículo com informações falsas o maior prejudicado acaba sendo você, e mesmo que você venha a ser aprovado na seleção e que as suas mentiras passem despercebidas na entrevista, mais cedo ou mais tarde você poderá ser cobrado por aquela competência que você disse possuir no currículo e quando isso acontecer e você não responder de forma satisfatória, serão grandes as chances de uma demissão.

Por isso o melhor a fazer é usar da sinceridade sempre, e buscar melhorar suas qualificações, realizando cursos e estudando bastante, pois dessa forma você conseguirá crescer profissionalmente de forma sólida, e com certeza será um profissional disputado pelo mercado de trabalho.


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

2011-2016 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade