Inicial > Emprego > O que evitar na busca por vaga de emprego

O que evitar na busca por vaga de emprego

Na ânsia de conquistar um novo emprego, muitos profissionais acabam cometendo erros que acabam dificultando encontrar uma nova posição.


Publicidade

Quem está na busca por uma nova posição no mercado de trabalho, seja pelo fato de encontrar-se desempregado ou por desejar mudar de empresa, sabe que encontrar uma nova chance de trabalho nem sempre é uma tarefa fácil, com isso e também na ansiedade de conseguir um novo emprego, muitos profissionais acabam cometendo erros que não ajudam em nada na conquista de uma vaga.

Por isso, vamos trazer algumas dicas importantes que poderão ajudar você nesse desafio, para que você evite alguns erros comuns e assim economize tempo e desgastes emocionais quando fica-se na expectativa de ser chamado para uma entrevista ao enviar o seu currículo.

Evite cometer os seguintes erros

– Enviar currículos sem ter o perfil necessário para a vaga
Esse é um erro bastante comum, para constatar a quantidade de pessoas que cometem tal erro, basta verificar alguns grupos de trabalho e emprego nas redes sociais, é comum observar pessoas simplesmente “disparando” currículo para todos os lados sem ao menos ler a descrição da vaga, dos requisitos de escolaridade, experiência, etc.

E ao enviar um currículo para uma vaga fora do seu perfil, já podemos imaginar qual será o resultado, ou melhor, sabemos que você não irá ter nenhum resultado, afinal o recrutador vai apenas descartar o seu currículo.

Ou seja, você perdeu o seu tempo enviando o currículo para uma vaga sem relação ao seu perfil, o recrutador do outro lado também acabou perdendo tempo analisando um currículo fora do perfil da vaga, e fazendo isso você não ganha nada, muito pelo contrário, pode acabar até fechando portas na empresa para futuras vagas onde você tenha o perfil necessário, por isso não seja esse tipo de pessoa que envia currículo para vagas com pouca ou nenhuma relação com a suas qualificações ou experiências.

– Insistir em um retorno após entrevista
Você tem o perfil para a vaga e envio o currículo de forma consciente, tudo certinho e obteve sucesso na primeira etapa de seleção, ou seja, seu currículo foi selecionado, e você participou da entrevista, e a empresa ficou de retornar para você assim que possível dizendo se a vaga será sua ou não.

Porém passaram alguns dias e você não teve nenhuma resposta, então você decide entrar em contato com a empresa por telefone, email, etc de forma insistente querendo saber se você será contratado ou não.

Esse é um erro bastante comum de muitos profissionais, pois pela ânsia de querer saber o resultado, acaba passando do ponto nas cobranças.

É importante lembrar que processos de seleção para contratação de novos profissionais nem sempre são rápidos, as vezes acontecem mudanças dentro da empresa, processos de seleção são suspensos temporariamente, enfim, atrasos podem realmente acontecer, e ao persistir de forma muito incisiva em cobrar um retorno, você pode acaba causando uma má impressão e como sabemos isso não é legal!

Afinal o processo pode ter atrasado e pode estar acontecendo, e o recrutador e gestor na hora de finalizar o profissional selecionado pode colocar na balança essas cobranças e em um critério de desempate por exemplo você pode ficar acabando de fora devido a ansiedade.

Esses são apenas dois de muitos erros que podem ser cometidos durante a busca por um emprego, em uma próxima publicação voltaremos a abordar o assunto, para que você possa evitá-los! Sucesso a todos!


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

2011-2017 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade