Inicial > Emprego > Pergunta: “Fale sobre você” na entrevista de emprego

Pergunta: “Fale sobre você” na entrevista de emprego

Em processos de seleção é comum que os recrutadores deixem a palavra com o candidato, por isso é bem frequente ouvir o questionamento “fale sobre você”.


Publicidade

Depois da análise do currículo por parte do recursos humanos da empresa vem a entrevista de emprego, o que significa que o seu currículo chamou a atenção de alguma forma, e a empresa esta interessada em conhecer melhor o seu perfil, para assim concluir qual é o melhor candidato para a vaga disponível na empresa.

Por isso é fundamental o candidato a vaga de emprego estar bem preparado para sair-se bem nessa etapa e conquistar a vaga, e quando falamos em estar preparado é buscar conhecer mais sobre a empresa, perfil, missão e objetivos da organização e claro a respeito da vaga que esta disputando.

E para tentar extrair informações ao máximo dos candidatos, os recrutadores realizam inúmeras perguntas e questionamentos.

Fale sobre você

Essa é uma pergunta aparentemente bastante simples, porém acaba gerando inúmeras dúvidas inclusive tirando a possibilidade de contratação de muitos profissionais que acabam não respondendo ela da forma que realmente deveriam.

E um dos erros mais comuns por parte dos candidatos, quando o entrevistador pede para que fale sobre você, é dos candidatos acabarem contando a sua história de vida, ou de algo que costumam ou gostam de fazer em sua vida pessoal, quando na verdade o entrevistador quer saber na verdade a respeito de sua vida profissional, suas realizações anteriores, seus pontos fortes e realizações anteriores.

Afinal é isso que importa para a empresa, neste momento o recrutador não esta interessado em ouvir que você gosta de jogar futebol ou ir ao cinema nas horas vagas, ele deseja conhecer mais a respeito do lado profissional e se você encaixa-se no perfil da vaga de emprego que ela oferece.

Por isso quando algum entrevistador pedir: “Fale sobre você”, aproveite para vender o seu peixe, seja claro e objetivo, traga ao recrutador uma espécie de resumo de seu currículo, sua formação, experiências anteriores e claro valorize seus pontos positivos e realizações em empregos anteriores.

Dicas

Ainda sobre o assunto, quando o recrutador pedir para que fale sobre você, jamais responda: “O que você quer saber?”, isso mostra despreparo e poe todas as suas chances de emprego por água abaixo.

Assim sendo, é fundamental preparar-se com antecedência, principalmente se você possui ou sente que tem dificuldades em se expressar, por isso é valido escrever em uma folha de caderno a sua resposta, ler e treinar, para que esse tipo de questionamento venha em sua mente de forma natural, rápida e segura.


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

2011-2016 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade