Inicial > Emprego > Perguntas de entrevista de emprego

Perguntas de entrevista de emprego

Confira algumas sugestões pessoais de como formular respostas para algumas perguntas que são muito tradicionais durante as entrevistas com pessoal de recursos humanos.


Publicidade

Após alguns pedidos recebidos por e-mail de leitores querendo dicas a respeito do que responder em determinadas perguntas de entrevista de emprego, selecionamos duas perguntas muito clássicas e conhecidas da maioria dos trabalhadores que estão na busca de um emprego novo se deparam durante as entrevistas, e vamos tentar deixar algumas dicas a respeito delas para que quando surgirem em seu questionário de entrevista não sejam mais nenhuma surpresa.

1 – Porque você deve ser contratado pela empresa

2 – Porque você quer trabalhar nesta empresa

Porque você deve ser contratado pela empresa

Essa é uma das mais clássicas, geralmente em alguns casos ela tem um complemento a mais ou algumas variações do tipo, “existem inúmeras pessoas disputando essa vaga de trabalho, porque você merece ser contrato e não outra pessoa”.

De inicio parece fácil, mas no momento de escrever a sua resposta no papel ou até mesmo falar vem aquele grande branco, como se sua mente simplesmente esvaziasse.

E esse tipo de pergunta feita pelo o avaliador é para descobrir se você é realmente o profissional que eles procuram para essa vaga, por isso requer uma resposta clara e coerente, pois nela pode estar a diferença entre ser contratado ou não.

E o melhor caminho a seguir para responder a essa pergunta esta em aliar suas realizações em cargos anteriores com a oportunidade pretendida, ou seja, citar e comentar o que você já fez de bom e produtivo na(s) empresa(s) que trabalhou anteriormente que poderiam ser aplicadas na empresa em que almeja trabalhar.

Para ajudar, vou dar um exemplo, no caso de um profissional de T.I.(Tecnologia da Informação), que trabalhou durante vários anos em uma empresa de grande porte, durante esse tempo implantou processos conheceu tecnologias novas, etc, quando questionado o porque deveria ser contratado, o profissional poderia citar o grande conhecimento que conquistou nestes anos e que poderia implantar alguns desses processos que tem conhecimento na empresa, ajudando assim a reduzir custos e aumentar os lucros da organização.

Lembrando é claro que esse foi apenas um exemplo, e que deve sempre existir um contexto entre as suas habilidades e qualificações para a vaga pretendida.

Por isso é importante se preparar antes de fazer uma entrevista de emprego, em casa faça um rascunho, coloque no papel todas as atividades que você desempenha ou desempenhava no emprego anterior, suas responsabilidades, projetos em que participou, seu maiores feitos e quais foram os resultados deles para a empresa.

Com essas informações em mãos e sabendo o que a empresa procura é possível “costurar” uma resposta muito boa e bem embasada para esse tipo de questionamento.

Porque você quer trabalhar nessa empresa

Essa é uma segunda pergunta muito comum de cair em entrevista de emprego, e muitas vezes vem junta com a primeira que citamos anteriormente.

Primeiro passo
E para responder a ela também é importante preparar-se, buscando informações a respeito da empresa, algo muito fácil atualmente com a ajuda da internet, buscar saber de seus valores e principio, informações de mercado e áreas de atuação, e claro saber o máximo possível sobre a vaga que esta disputando.

Segundo passo
Assim como na primeira pergunta onde comentei para colocar no papel todas as suas atividades, aqui você deve fazer algo semelhante, escrever as coisas que lhe motivam ao trabalho, coisas que faz realmente bem e suas qualidades profissionais, como pontualidade, organização, produtividade, etc, qualidades essas que podem se transformar em lucros e benefícios para a empresa.

Agora que você já tem informações sobre a empresa, vaga e tem no papel as suas qualidades e pontos positivos, basta unir as informações e formular a sua resposta.

Bem pessoal, espero que as dicas deixadas aqui possam ser de grande valia, uma vez são elas que utilizo sempre que vou realizar uma entrevista de emprego e tem trazido ótimos resultados, principalmente se forem aliadas a um bom currículo e experiência profissional anterior.


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

2011-2017 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade