Inicial > Emprego > Porque o desemprego cresce no Brasil ?

Porque o desemprego cresce no Brasil ?

Com economia andando devagar e sem previsões de dias melhores a curto e médio prazo a tendência é que o desemprego continue a crescer em nosso país.


Publicidade

Essa é uma pergunta que muitos brasileiros tem se perguntando nos últimos meses, principalmente os mais leigos quando o assunto é economia, afinal o Brasil parecia crescer, muitas pessoas comprando carros, casas, eletrodomésticos novos, enfim, parecia tudo muito bem e agora só notícias ruins! Como pode?

A explicação para toda essa situação não é pontual ou tão simples, afinal são inúmeros fatores e medidas equivocadas que levaram a esse cenário de crise e desemprego vivida no Brasil atualmente.

Abaixo vamos trazer somente alguns destes pontos que podem ter ajudado a influenciar esse cenário que vivemos.

Crédito farto

Com a crise de 2008 nos EUA, o Governo brasileiro resolveu tomar como medida aumentar o crédito, e com essa medida aumento a oferta de dinheiro no mercado, assim, com crédito fácil as pessoas foram as compras, trocaram os móveis, compraram eletrodomésticos novos, financiaram casas e carros com parcelas a perder de vista.

Em um primeiro momento isso parece bom, afinal a economia estava aquecida, pareciam que todos estavam ricos e com dinheiro na mão, uma vez que estavam podendo comprar aquilo que sempre sonharam.

Nesse ponto é importante lembrar que crédito não é riqueza, mais sim dívida! Afinal você esta tomando dinheiro emprestado para comprar algo que você não teria condições de comprar naquele momento.

Aumento da demanda

E com mais pessoas indo as compras e com crédito, a ponta compradora fica maior que a oferta, e com isso acontece o que? A alta dos preços!

Lembre-se! Essa é a lei da oferta e procura, se tem mais pessoas comprando que vendendo, automaticamente os preços sobem!

E com isso todos nós vimos a escalada dos preços de produtos e serviços de forma estratosférica nos últimos anos, e com isso voltamos a lembrar do que é a inflação!

Fim do crédito fácil

E enquanto existia crédito farto tudo parecia correr bem, porém esse dinheiro acabou e as pessoas interessadas em tomar emprestimos também!

As famílias encontram-se endividadas então, quando uma família esta com o dinheiro mais curto o que ela faz?

Simplesmente corta gastos não é mesmo? Ou seja, deixa de sair jantar fora, diminui as idas ao salão de beleza, corta internet, telefone celular, deixa de trocar o carro, e assim por diante!

E com isso a famosa engrenagem da economia começa a parar, por exemplo, aquela industria que tinha começado a operar em 3 turnos devido o aumento da demanda, percebe que atualmente com somente 2 turnos consegue suprir a atual demanda, com isso acaba demitindo esse pessoal excedente.

E com mais pessoas desempregadas e sem dinheiro significa mais pessoas cortando gastos e consumindo menos, acaba virando um verdadeiro ciclo vicioso de baixa, e cada vez de mais desemprego!

Claro essa é uma explicação breve e simplista relacionada ao aumento do desemprego no Brasil.

Acredito que a solução melhor para o Brasil em tempos de bonança, no lugar de ampliar o crédito para o consumo, deveria aumentar os investimentos em infraestrutura e realizar reformas para que o país necessita para que possa se tornar competitivo lá fora, pois assim em épocas de crise, poderia exportar para o mundo todo e manter a economia e os empregos aquecidos internamente, mas esse é assunto para uma nova publicação.

E sobre o assunto o que você acha? Na sua opinião onde o governo brasileiro errou ou deixou de agir?


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

2011-2016 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade