Inicial > Emprego > Pretensão salarial o que responder na entrevista?

Pretensão salarial o que responder na entrevista?

Essa é uma pergunta muito comum durante o processo seletivo de muitas empresas por isso é importante estar preparado para poder responder o questionamento a respeito do salário.


Publicidade

Algum tempo atrás publicamos um artigo a respeito de onde colocar a pretensão salarial no currículo, matéria essa que pode ser lida neste link, e como esse é um assunto bastante interessante que gera muitas dúvidas especialmente nos profissionais menos experientes, vamos trazer algumas dicas aqui que poderão ajudar você a ter esse tipo de resposta sempre na ponta da língua quando for questionado(a) a respeito da pretensão salarial durante uma entrevista de emprego.

Analise antes de mais nada

Assim como qualquer processo de seleção, é fundamental estar preparado para sair-se bem, por isso é fundamental preparar-se antes de uma entrevista, seja levantando informações a respeito da empresa onde deseja trabalhar, objetivos profissionais, seus pontos positivos, e claro a pretensão salarial.

E para ter essa resposta pronta em sua cabeça, é fundamental ter bom senso e não ter muitas dúvidas quanto a isso, e essa pretensão pode variar bastante de profissional para profissional, uma vez que depende da sua situação profissional atual, se encontra-se empregado ou não, seu último salário, suas qualificações, salários do mercado em geral, etc.

Benefícios, possibilidade de crescimentos

Alguns profissionais pensam unicamente no salário bruto que iram receber, no entanto deve-se levar em conta os benefícios oferecidos pela empresa onde você esta disputando a vaga, como plano de saúde(em algumas empresas o colaborador não precisa pagar nem co-participação), valor do vale alimentação/alimentação, transporte, participação nos lucros e o mais importante plano de carreira que possibilita ótimas chances de crescimento profissional ao longo da carreira.

E em muitos casos, aquela vaga com o salário base mais baixo pode ser bem melhor devido a grande quantidade de benefícios oferecidos pela empresa em questão.

Qual a minha pretensão salarial?

Feito essa análise chegou a hora de definir a sua pretensão salarial, e neste momento como já comentado anteriormente é fundamental o bom senso!

Afinal, não existe lógica alguma você pedir o dobro, por exemplo do que ganha na empresa atual ou no último emprego, principalmente se você não evoluiu seu currículo com cursos, idiomas, etc.

Desta forma é necessário chegar a um equilíbrio, pois pedir um salário muito abaixo do valor de mercado, pode acabar levantando algum tipo de desconfiança por parte do entrevistado a respeito de suas qualificações.

Assim sendo, realizar uma pesquisa de mercado para saber qual é a média salarial para o seu cargo é um ótimo caminho, lembrando sempre de não esquecer de colocar nessas contas os benefícios oferecidos pela empresa como já comentado no tópico anterior.

Tudo isso realmente da um pouco de trabalho e gera algumas dúvidas, mas isso é parte do processo seletivo, então é melhor estar preparado e uma vez definido a sua pretensão salarial não tenha medo de citar ela durante a entrevista de emprego, pois se você acha que por menos não vale a pena assumir a função não tem porque você aceitar menos.

Um erro muito comum é pedir um salário mais baixo para não “perder a vaga”, pensando que depois de contratados poderão negociar esses valores, no entanto lembre-se que depois de contratado as negociações salariais são bem mais complicadas e difíceis de serem concretizadas.

É isso amigos e amigas, espero que as dicas deixadas nesse artigo possam ajudar e inspirar a todos a definirem suas pretensões salariais e nunca mais “travarem” durante a entrevista quando não sabem o que responder diante desse tipo de pergunta. Boa sorte a todos!


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

2011-2017 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade