Inicial > Emprego > Que roupa usar para entrevista de emprego

Que roupa usar para entrevista de emprego

Como dizem muitas pessoas, a primeira impressão é a que fica, e essa regra também vale quando o assunto são entrevistas de emprego.


Publicidade

Após distribuir currículo para inúmeras empresas na expectativa de conquistar um novo emprego, o telefone toca, e para sua alegria é do recursos humanos de uma dessas empresas para qual você enviou currículo, agendando uma entrevista.

A alegria o contagia, mas logo na sequencia podem surgir inúmeras dúvidas, e entre elas é a respeito de que roupa utilizar para ir até a entrevista e causar uma boa impressão.

E a resposta para esse tipo de dúvida inicialmente é depende!

Isso porque a forma de se vestir para uma entrevista de trabalho pode variar bastante, pois irá depende por exemplo do perfil da empresa e cargo pretendido, por isso na sequencia iremos deixar algumas dicas que com certeza ajudaram você a escolher a melhor roupa para o momento da entrevista.

Perfil da empresa e cargo

Como já comentado acima, esses são dois fatores de grande importância a serem analisados e verificados ao definir com qual traje para a entrevista.

Em bancos e escritórios de advocacia por exemplo, os funcionários(homens) costumam utilizar terno e gravata no dia a dia de trabalho, neste caso esse tipo de roupa é fundamental para estará realizando uma entrevista de emprego em empresas desse tipo.

Muitos especialistas também recomendam a utilização de um traje mais formal como terno e gravata(para eles) e uma roupa social, populares “terninho” sem decotes para elas, quando irão participar de entrevista para cargos de chefia e gerência, principalmente em grandes empresas.

Agora, quando trata-se de uma empresa mais jovem cujo estilo dos colaboradores é mais despojado, como por exemplo uma empresa de publicidade, onde é comum a utilização de tênis, jeans e camiseta, o candidato a uma vaga pode ir para a entrevista vestindo algo menos formal, como calça social, sapato e camisa(esporte fino), já as mulheres podem seguir a mesma linha, trajando jeans, uma blusinha básica com suéter por exemplo ficaria ótimo!

Por isso é fundamental conhecer e saber o perfil da empresa em que busca-se uma vaga, se tiver contato com alguma pessoa que já trabalhe nela seria ótimo, pois assim poderia tirar algumas dúvidas a respeito de como os colaboradores ventem-se no dia a dia, para assim poder vestir-se para a entrevista sem maiores dúvidas ou preocupações.

Cuidados com as roupas e acessórios

Uma vez conhecendo o perfil da empresa e o cargo pretendido e com a roupa já definida, vale a pena alguns alertas e observações que podem acabar passando despercebidos a seus olhos, que no entanto podem fazer toda a diferença.
Ajuste da roupa: Evite roupas muito justas, essa regra vale tanto para as mulheres quanto para os homens, no caso das mulheres tome cuidado com o decote, evite qualquer tipo de decote que possa chamar a atenção, afinal você esta indo para uma entrevista de emprego e não um concurso de beleza certo ?

Como as roupas muito justas não caem bem, roupas largas de mais ou desajustadas podem acabar transmitindo certo ar de descuido por parte do candidato, por isso é importante vestir uma roupa com a numeração correta para seu corpo, detalhes como as barras das calças e mangas também são importantes, são pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença.

Acessórios: Utilize com descrição, evite os excessos como pulseiras, colares ou gargantilhas grandes demais que venham a chamar muita atenção, lembre-se seja discreto(a) sempre.

A mesma regra vale para a maquiagem das mulheres, utilize ela com moderação, algo sempre básico nada de exageros pois como já citado anteriormente trata-se de uma entrevista de emprego, não de um concurso de beleza ou moda, e o que deve ser destaque nesse caso é seu conhecimento e sua experiência e não o que esta vestindo ou utilizando.


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

2011-2017 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade