Inicial > Emprego > Uso indevido de e-mail da empresa pode dar justa causa

Uso indevido de e-mail da empresa pode dar justa causa

Serviços de e-mail tornaram-se a muito tempo ferramentas indispensáveis nas empresas, por se tratar de uma ferramenta de trabalho é fundamental que todo colaborador utilize tal ferramenta de forma correta.


Publicidade

Utilizar o e-mail da empresa da justa causa? Essa é uma dúvida que muitas pessoas tem, especialmente aqueles que estão iniciando no mercado de trabalho.

E a resposta para esse questionamento é SIM! O empregador pode demitir por justa causa um profissional que esteja utilizando de forma indevida um e-mail que foi fornecido pela empresa para o seu trabalho.

E exemplos de pessoas que foram demitidas por justa causa por isso, mesmo recorrendo acabaram perdendo, como por exemplo a publicação no JusBrasil, que mostra que o TST confirma demissão por justa causa por uso indevido de e-mail.

E a alegação é bastante simples, sendo o e-mail uma ferramenta de trabalho ele é disponibilizado pela empresa ao empregador, unica e exclusivamente para tratar de assuntos relacionados ao trabalho e de interesse da empresa, logo não deve ser utilizado para fins pessoais.

E sendo este e-mail da empresa, ela pode sim monitorar e saber que tipo de informações e mensagens seus colaboradores trocam através dele.

Evite utilizar o e-mail corporativo para assuntos particulares

E uma maneira muito simples de evitar dores de cabeças e aborrecimentos quando o assunto é e-mail da empresa, nunca forneça ele para amigos e familiares, compartilhe tal endereço somente para pessoas com as quais possui vínculo profissional, como por exemplo clientes e fornecedores.

Ou seja, é assunto de interesse da empresa, passe seu e-mail profissional, já por outro lado para assuntos particulares, amigos, família, etc, tenha um e-mail particular para tratar destes assuntos, assim você não corre nenhum tipo de risco e evitar ter sua caixa postal profissional sempre cheia com e-mail’s que não tem relação alguma com suas atividades profissionais.

Então fica a dica! Tome sempre cuidado com a forma que utiliza seu e-mail da empresa, pois ele pode sim ser justificativa para demissão por justa causa, caso esteja sendo utilizado fora das políticas da empresa onde você esta trabalhando.


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

2011-2016 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade