Inicial > Informação > Comprar imóvel para alugar vale a pena?

Comprar imóvel para alugar vale a pena?

Com o boom imobiliário vivido nos últimos anos e a grande oferta de imóveis poem em dúvidas muitos investidores do setor imobiliário a respeito de investir em imóveis para locação.


Publicidade

Muitas pessoas que possuem algumas economias e desejam diversificar seus investimentos perguntam-se: “Será que atualmente vale a pena comprar imóvel para alugar”?

E a resposta para essa pergunta pode ser bastante simples, basta o investidor “colocar na ponta do lápis”, o valor que será investido e qual será o retorno desse investimento, uma vez tendo esse valor bruto, deve-se ainda realizar os descontos, como imposto de renda, e outros, como tempo de imóvel fechado, pagamento de condomínio, iptu entre outros, para assim chegar ao valor líquido referente a locação do imóvel.

Uma vez com o valor líquido em mãos deve-se fazer uma comparação com as demais aplicações existentes atualmente no mercado, para concluir assim se é um bom negócio comprar determinado imóvel para alugar ou não.

Exemplo

Vamos imaginar que você possui 200 mil reais, e deseja comprar um imóvel neste valor para alugar.

Comparando com a poupança: É importante pegar como base os rendimentos da poupança, que é uma aplicação bastante simples, que não incide imposto de renda além de possuir liquidez imediata.

Atualmente com um rendimento líquido em 0,05% ao mês, 200 mil reais aplicados na poupança renderiam um valor mensal de 1000 reais.

Ou seja, ao comprar um imóvel no valor de 200 mil reais, caso o valor líquido do aluguel, já descontado imposto de renda, etc, fique abaixo de 1000 reais, você estará simplesmente perdendo dinheiro, uma vez que na poupança estaria recebendo esses mil reais já líquidos sem descontos.

Sem contar outros fatores, como a demora em alugar o imóvel, uma vez que você verá pagar a taxa de condomínio, IPTU, etc.

Valorização do imóvel

Muitas pessoas levam em consideração a questão da valorização do imóvel, no momento de investir em imóveis para alugar.

Realmente esse valor deve ser levado em consideração, no entanto, atualmente os preços dos imóveis parece estar descolado da realidade, principalmente se fizermos a comparação do preço do imóvel com o valor do aluguel cobrado, podemos verificar que o aumento dos alugueis não acompanhou a alta dos imóveis.

E neste cenário pode-se concluir que o ciclo de alta dos imóveis pode estar chegando ao fim, ou diminuindo bastante a sua valorização, por isso é importante ficar atendo ao mercado, e possibilidade de valorização do imóvel que almeja adquirir.

Liquidez dos imóveis

Esse é um item que deve ser observado com atenção, sabemos que vender um imóvel não é algo rápido e fácil e com a grande oferta de imóveis atualmente, a venda de um imóvel pode levar vários meses, corroendo assim os seus lucros.

Desta forma, analisando todos esses fatores, observa-se que atualmente o mercado imobiliário vive um momento bastante conturbado, e ao fazer uma comparação do retorno com outras aplicações, riscos e tudo mais, concluísse que o momento não é favorável para comprar um imóvel para locação.

E você amigo e amiga leitora, o que acha do assunto?


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2011-2016 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade