Inicial > Informação > Cuidados com esponjas de cozinha

Cuidados com esponjas de cozinha

Presente em todas as cozinhas, as esponja de lavar louça são grandes aliadas no momento da limpeza, porém podem trazer diversos riscos a saúde caso não sejam higienizadas adequadamente.


Publicidade

No programa Bem Estar da rede Globo, desta segunda dia 21 de janeiro de 2013, abordou um assunto bem interessante, que são as esponjas e buchas que estão sempre presentes nas cozinhas de todos os lares.

E durante a abordagem do assunto, especialistas deixaram inúmeras dicas e cuidados que as donas de casa devem ter para evitar a proliferação de bactérias e fungos nessas esponjas, uma vez que elas são utilizadas para a limpeza de utensílios domésticos, como copos, pratos e talheres.

E a falta de alguns cuidados com as buchas de cozinha, pode acabar contaminando esses utensílios que são utilizados para alimentação e com isso levando essas bactérias e fungos para o organismo durante as refeições.

Durante o programa, foram realizados testes laboratoriais em uma esponja de uma dona de casa, e para você ter uma ideia, foram encontradas cerca de 90 milhões de bactérias em uma simples esponja de lavar louças.

Melhor forma de limpar uma esponja

Sabendo que as esponjas são um ótimo local para a criação de bactérias, é importante combater esse mal pela raiz, e a melhor forma é através da limpeza, e manter essa bucha sempre limpa e livre de bactérias e fungos que podem causar sérios danos à sua saúde.

– Ferver a bucha em água por 5 minutos: Segundo os especialistas que participaram do programa, essa é a melhor maneira de combater e eliminar as bactérias que existem nas esponjas, ou seja, pelo menos duas vezes por semana, realizar a fervura da espoja por 5 minutos, já ajuda e muito na limpeza das buchas.

Após realizar esse processo, é importante secar bem a esponja, e guarda-la em local seco e limpo, deve-se evitar os famosos “potinhos” fechados, visto que as bactérias preferem ambientes, escuros, úmidos e fechados, por isso deixar a esponja sempre seca em local seco é sempre o melhor.

Cuidado: Após ferver a bucha em água, tome cuidado para não se queimar, uma vez que a mesma estará cheia de água quente, por isso espere a mesma esfriar ou enxague com água fria antes de torcer e secar a sua esponja.

Lixo na pia

Outra dica interessante quando o assunto é a higiene e limpeza da sua cozinha são a respeito dos tradicionais “potinhos de lixo”, que ficam sobre a pia, e são utilizados para colocar os lixos gerados na limpeza dos utensílios, restos de alimentos e sobras.

Nestes casos seria interessante encontrar um outro local para deixar esse recipiente, e não sobre a pia, ao lado da esponja, porém caso isso não seja possível, é fundamental sempre retirar esse lixo após a limpeza da louça e não deixar ele sobre a pia, visto que facilita a contaminação e proliferação de diversas bactérias.

Com esses cuidados simples e fáceis de fazer em casa, você irá melhorar e muito a higiene da sua cozinha, evitando a proliferação de bactérias e fungos, que podem trazer sérios problemas para saúde, principalmente se você estiver com a sua imunidade mais baixa.


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2011-2017 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade