Muito azar no poker ou somente variança?
Para alguns pode ser somente uma mare de azar causada pela chamada variança, o que acaba causando inúmeros prejuízos.
A muitos anos conheço o poker e sempre brinquei com os amigos em casa, porém de alguns tempo para cá comecei levar o jogo mais a serio estudando e entendendo melhor o seu mecanismo e se aprofundando nas melhores técnicas e maneiras de ter um jogo mais lucrativo.
No entanto, mesmo o poker estando enquadrado como um esporte da mente, ainda existe o fato sorte que pode influenciar e muito no resultado de uma partida, e mesmo que você jogue sempre da melhor maneira, ou seja, matematicamente correto, o vilão(adversário), em muitos casos terá sempre algum chance, mesmo que pequena, de te vencer, e quando esse tipo de coisa acontece chamamos de bad beat, na qual a pior mão acabou sendo vencedora.
E isso realmente pode acontecer, mas o problema é quanto isso começar acontecer com grande frequência, onde sua mão sempre favorita acaba perdendo por uma mão marginal ou não tão boa, e neste cenário que muitos falam da temida variança, onde o jogador acaba enfrentando um período bastante amargo e de muito insucesso em suas mãos.
Mas será que podemos encarar a variança com o azar ou somente situações do jogo?
Sempre acreditei que no poker online a variança fosse maior que no poker live(ao vivo com pessoas), até que acabei levando algumas bet beat gigantes no último torneio onde participei, sendo que a última resultou na minha eliminação do torneio, restando menos de 15 minutos para acabar o dia, ou seja, fui eliminado e não avancei para o dia final.
Olha a situação, blinds 1200/2400, vilão sobe para 6200, eu em posição com AQ off pago a sua aposta.
Flop vira 10 J K, todos de naipes diferentes, ou seja, já eliminamos a chance de um possível flush no turn, e estou nuts, com sequencia já armada no flop, UM SONHO!
O vilão faz um bet de 12 mil fichas, eu em posição dou um tempo, faço um teatrinho e então dou raise para 24 mil fichas, o vilão vem de allwin, cerca de 75 mil fichar, e eu com pouco mais de 50 mil fichas do call na hora, afinal estava com sequencia, impossível largar esse tipo de mão.
Então o vilão mostra trinca de valetes J, e eu sequencia de A até 10, para salvar a mão do vilão somente se dobrar algum das cartas, para que ele possa abrir um full, ou então mais um J para uma quadra.
O Dealer vira o turn, e para minha tristeza acaba dobrando o 10, ou seja, fez um full, e assim acabou me eliminando do torneio, restando 15 minutos para o fim do primeiro dia.
É impossível não ficar triste com esse tipo de situação, pois o vilão tinha cerca de 25% de chances de vencer a mão e eu de 75%, mas enfim a sorte acabou vencendo a matemática e a lógica e fui eliminado.
E situações semelhantes tem acontecido também nos torneios online, onde em situações de 1 para 4 ou 1 para 3, acabo sendo vitimado, em resumo muito azar, muito azar mesmo, por isso concluo que o azar e a variança andam lado a lado e mesmo sendo o poker um jogo onde jogadores com mais técnica e habilidade levam vantagens algo é fato, sem um pouco de sorte, é impossível ser vencedor no poker, eu que o diga.
Leia também: