O que é ser rico para você?
Muitas pessoas sonham em serem ricas, mas a grande maioria quando questionada não sabe responder o que significa ser ou estar rico.
Geralmente para verificar em que faixa social uma pessoa se enquadra, analisa qual o seu rendimento mensal, para assim enquadrar a pessoa em quase baixa, média ou alta dependendo de seus ganhos.
E quando esse tipo de assunto entra em discussão, principalmente em roda de amigos, muitos dizem que sonham fazer parte da classe alta, e assim serem ricos!
Mas calma, o que é ser rico?
Será que aquela pessoa que ganha 30 mil reais por mês, é mais rica que uma que ganha 5 mil?
Vamos imaginar que essa pessoa que ganha 30 mil é uma pessoa muito consumista, e gasta bastante, ou seja, desses 30 mil ela acaba torrando 29 mil do seu salários com despesas pessoais, carro, viagens, etc, e no final do mês sobra somente mil reais, e com isso vive sempre preocupado e estressado querendo entender o que faz com seu dinheiro, mas esquece que não pode ver um novo modelo de relógio, compra joias, e acaba gastando de mais em festas e baladas, compra tudo em prestações e com isso acaba pagando juros.
Por outro lado a pessoa que recebe 5 mil ao mês possui uma educação financeira melhor e consegue economizar no final de um mês 3 mil reais, e com isso conseguiu comprar seu carro e sua casa à vista e sem dívidas, e ainda assim faz viagens de férias sempre que pode e tem uma vida muito feliz.
Agora comparando esses dois perfis, qual dos dois é mais rico?
Se analisarmos somente o salário em si, poderíamos concluir facilmente que a pessoa que ganha 30 mil é mais rica que a segunda que ganha 5 mil.
Mas depois de analisar a maneira que cada um administra seu salário, é possível dizer que a segunda é mais rica, pois mesmo ganhando menos consegue ter uma melhor disciplina, administrando melhor o que ganha e com isso consegue ter um patrimônio maior, por não acumular dividas e evitar o pagamento de juros, pois como sabemos ao pagar juros pagamos 2 ou 3 vezes mais pelo mesmo produto ou serviço.
Ser rico é relativo
Após a análise desse exemplo hipotético, afinal nem tudo mundo que ganha muito gasta muito, é possível dizer que ser rico é muito relativo, e o mais importante acima de tudo é tentar ser feliz com aquilo que ganha e tem, caso contrário a pessoa passará a vida toda correndo atrás de mais e mais riqueza.
Afinal é comum saber de pessoas milionárias, que sempre querem mais e mais, sendo que alguns milhões a mais na conta corrente, não fariam qualquer diferença em sua vida ou felicidade, mas mesmo assim continuam a buscar mais dinheiro e mais riquezas e com isso esquecem de viver a vida da melhor forma possível, ao lado de pessoas que amam e fazendo as coisas que realmente gostam.
Riqueza e felicidade
Então ser rico é como ser feliz! Algumas pessoas que tem tudo o que o dinheiro pode comprar, o que poderíamos chamar de ricas, em alguns casos dizem que são infelizes, já outras que muito pouco possuem em termos de bens materiais, sentem muito felizes.
Em resumo, quando perguntarem a você o que é ser rico, a melhor resposta para esse questionamento, é dizer: “Buscar ser feliz com aquilo que tem”.
E você o que acha? O que é ser rico para você?
Leia também: