Baixa dos juros e seus possíveis problemas

Quase que diariamente lemos e ouvimos notícias a respeito da queda dos juros, mas a pergunta que fica no ar quais podem ser os efeitos negativos dessas medidas?



Antes de começar a escrever sobre o assunto, quero deixar claro que não sou nenhum especialista em economia ou algo do tipo, sou somente um cidadão que gosta de ler e acompanha sempre que possível as notícias da economia e suas mudanças, e as opiniões abaixo são todas pessoais, e desta forma não devem ser utilizadas como referencia para qualquer tipo de estudos.

Nos últimos meses temos visto uma verdadeira batalha do governo, buscando reduzir as taxas de juros da economia para assim aquecer a economia e aumentar desta forma o consumo, e para poder trabalhar com uma taxa de juros ainda mais baixa sem que existisse a migração de grandes investidores para a poupança, o governo viu-se obrigado a alterar as suas regras para que não existisse esse descompasso na economia.

E como cidadão que lê bastante e tenta tirar suas conclusões das medidas tomada pelo governo para manter a economia aquecida, confesso estar um pouco preocupado com essa grande baixa dos juros em geral, não que seja ruim pagar menos juros pelo contrário, o meu medo esta relacionado diretamente na questão da inflação e da alta dos preços.

Uma vez que tomar dinheiro emprestado ficou mais barato, mais pessoas irão recorrer aos bancos para fazer empréstimos e financiamentos, seja para a compra da casa própria ou do tão sonhado carro zero quilômetro, e com o aquecimento das ventas, creio que as chances desses produtos acabarem subindo são grandes.

Os imóveis por exemplo, estão com preços ao meu ver muito fora da realidade se comparado com o aumento da renda do trabalhador, então como explicar o aumento das vendas mesmo com preços tão altos? A explicação pode estar no crédito mais fácil e acessível.

E é neste ponto que acredito que uma baixa repentina nos juros pode ter grande efeitos colaterais, que será mais uma grande alta nos preços, principalmente do imóveis, e por fim acaba-se trocando “seis por meia dúzia” ou seja, tenho crédito mais fácil com juros menores, porém terem que emprestar muito mais para poder comprar o mesmo bem que compraria por menos preço a alguns meses atrás, ou seja, mais famílias endividadas por longos anos.

Espero sinceramente que esteja errado, e que os preços não subam e que o dragão da inflação não volte a assombrar a todos.

Por fim concluo que quem economiza e tenta juntar dinheiro para pagar a vista e assim conseguir o melhor preço na hora da compra de algum produto, poderá ser penalizado perdendo ainda mais poder de compra, uma vez pode correr o risco de não conseguir poupar o suficiente para cobrir as possíveis altas.

Em resumo, só resta esperar para saber quais serão os próximos capítulos de toda essa história, e ficar na torcida que o Brasil realmente melhore.


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2011-2018 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade