Imóvel nunca desvaloriza

O sonho da grande maioria das pessoas é ter a sua casa própria e poder bater no peito e dizer que mora em algo que é seu, porém o cenário imobiliário atual tem mostrado que agora não é um bom momento para a compra de imóveis.



No Brasil criou-se a cultura de que imóvel é um dos melhores investimentos, sendo inclusive muito comum ouvir de pessoas mais velhas de que “imóvel nunca desvaloriza” será mesmo ?

A bolha imobiliária de 2008 que assolou diversos países entre eles EUA e Espanha, mostrou que a história não é bem assim sendo que nestes países os imóveis sofreu uma forte desvalorização, sendo que em alguns casos obras inacabadas foram até mesmo demolidas.

É importante lembrar, que o o imóvel é um ativo de investimento como qualquer outro, claro com suas peculiaridades particulares, mas os imóveis também sofrem a ação do tempo, necessitam de reformas e manutenção e com isso também geram gastos, outro detalhe importante, imóvel como investimento é um ativo de baixa liquidez, ou seja, caso necessite vende-lo a efetivação dessa venda pode levar bastante tempo, impedindo assim que você transforme esse ativo(imóvel) em dinheiro vivo com rapidez e facilidade.

Imóveis o melhor investimento do mundo

Em comerciais, construturas e imobiliárias tentam sempre passar essa visão, de que comprar um imóvel é o melhor investimento que uma pessoa pode fazer, que ele vai ser valorizar e dar muitos lucros a curto, médio e longo prazo.

Porém essa jogada de marketing, é um pouco falha, afinal se o imóvel é realmente algo tão lucrativo que trás tantos lucros, alguns comerciais chegam a citar valorização de 30% ao ano, porque então as construtoras e imobiliárias querem vender eles a você?

Se é uma verdadeira galinha dos ovos de ouro, porque eles não ficam com os imóveis, afinal segundo eles a “valorização é eterna”, neste caso bastaria alugar e pronto, dinheiro para toda a vida!

Mas claro, a realidade não é bem assim, os imóveis subiram de mais nos últimos anos com a especulação imobiliária que teve inicio em nosso país principalmente depois do lançamento de incentivos do Governo e dos juros mais baixos e do crédito facilitado.

Imóvel desvaloriza sim!

Então esqueça aquela história de que imóvel nunca desvaloriza, ele perde valor sim, especialmente para quem comprou no auge da “bolha imobiliária” brasileiras, com certeza muitas pessoas iram perder muito dinheiro, pois compraram um ativo, no caso um imóvel, supervalorizados, pagaram por ele um valor irreal, e a lei da oferta e procura é implacável, ela não perdoa!

Não é comum encontrar casos de pessoas que compraram imóveis na planta, a anos atrás e hoje a construtura esta a vender os mesmos imóveis já prontos a preços bem abaixo do lançamento, para encontrar inúmeros casos basta fazer uma busca sobre o assunto no Reclame Aqui.

Atualmente o mercado imobiliário mostra-se desgastado, apesar de existir demanda, pessoas que não tem casa, os valores praticados atualmente afugentam os compradores, visto que para adquirir um imóvel é necessário dispor de boa parte de seus ganhos durante décadas, com isso muitas pessoas fazem as contas e chegam a conclusão que ter o imóvel próprio no momento não é um bom negócio, com isso continuam no aluguel(que devido a grande oferta baixo) e seguem suas vidas buscando o melhor momento no futuro, para quem sabe, comprar a casa própria.


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2011-2018 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade