Inicial > Concursos Abertos > Existem segredos para passar em concurso público ?

Existem segredos para passar em concurso público ?

Conquistar uma bom cargo público com ótimos salários não é tarefa fácil, mas também não é impossível e nem existem segredos como algumas pessoas acreditam.


Publicidade

É muito comum de tempos em tempos ler, ver e ouvir reportagens falando a respeito da vida de concurseiros, que são pessoas que muitas vezes deixam o emprego para dedicar-se exclusivamente aos estudos, onde o objetivo é conseguir ser aprovado em um grande concurso e assim conquistar a tão sonhada estabilidade profissional e também financeira, uma vez que a média salarial dos cargos públicos é considerada bem maior e melhor do que da iniciativa privada.

Já para quem esta fora desse mundo de concursos, e sempre quando lê notícias de editais de concursos abertos fica cheio de vontades de também fazer e conquistar uma vaga.

No entanto muitas vezes essa empolgação acaba tornando-se frustração, a primeira quando é divulgada a relação de candidatos por vaga, visto que para cargos mais disputados com os melhores salários, facilmente a concorrência chega e ultrapassa a quantidade de 1 vaga para cada 100 inscritos, ou seja, é uma concorrência muito maior que qualquer vestibular para medicina em faculdades públicas por exemplo.

Então neste momento, você leigo no mundo dos concursos pergunta-se: Quais são os segredos para passar em concurso público? Como essas pessoas conseguem tirar notas tão boas e acertar tantas questão de complexidade tão alta?

E a resposta resumida para esses questionamentos é simples! O segredo principal esta no estudo! Pois engana-se quem acredita que os aprovados em concurso concorridos obterão boas colocações somente na “sorte”, com certeza a maioria dos aprovados esta a um, dois, três ou mais anos estudando de preparando-se para concurso e somente depois de muita luta, centenas de milhares de horas de estudos e muita disciplina conquistaram o exito, que foi a aprovação.

Por isso, não existem segredos ou milagres para esse tipo de situação, desta forma, se existe o seu desejo em se tornar funcionário público ótimo, o primeiro passo já foi dado, agora vem a parte mais difícil mas não impossível que a preparação, abaixo relacionamos algumas dicas(“segredos”) interessantes que podem ajudar você nesse desafio.

– Organização
No meu ponto de vista a organização é um dos principais alicerces a toda pessoa que busca aprovação em concursos públicos, é fundamental avaliar como é a sua rotina diária, encontrar os horários vagos e organizar-se para poder estudar.

Além do tempo é importante ter uma linha de estudos, ou seja, organizar a sua rotina de estudos, e não simplesmente estudar 30 minutos de direto e depois mais 15 de matemática por exemplo.

Se tiver condições financeiras é muito interessante realizar os cursinhos preparatórios para concurso, onde além de obter material de estudo de ótima qualidade, os professores também fornecem dicas de como organizar-se para estudar, administrando assim seu tempo da forma correta e fazendo os estudos realmente renderem e serem produtivos, afinal é muito mais importante uma hora de estudos com grande aproveitamento e fixação do que três horas de estudo superficial, que no próximo dia dificilmente será lembrado.

– Disciplina
De nada adianta realizar uma organização do seu tempo e rotina de estudos se não existir disciplina, é como organizar seu quarto e deixar tudo no lugar de forma linda e maravilhosa, porém durante a semana você simplesmente volte a jogar tudo no chão de forma errada.

Ou seja, uma vez organizado e traçado suas metas de estudo, é fundamental ter disciplina para cumpri-la! Seguir a risca, não deixar de cumprir seu cronograma de estudos.

Apesar de parecer fácil e simples, manter a disciplina nos estudos á algo bastante difícil, uma vez que iram aparecer inúmeras “tentações” no meio do caminho, como por exemplo: Aquela festinha com os amigos, aquela vontade de tirar uma soneca de alguns minutos que por fim acabam virando horas, e por fim zero de estudos.

E quando a disciplina começa a ser quebrada constantemente vem um efeito colateral muito grave que pode por tudo a perder, que a desmotivação, momento no qual o concurseiro acaba desanimando, achando tudo difícil e somente vê coisas negativas, nestas situações é importante sacudir a poeira e buscar motivações.

– Motivação
Como a organização e a disciplina são bases fundamentais para o sucesso em concursos públicos a motivação é o elo que sustenta essas duas bases, e sem ela de nada adianta a organização e disciplina.

É necessário que exista essa motivação sempre viva e acessa dentro de você, e para isso deve-se fechar os ouvidos para aquelas pessoas que comentam que passar em concurso público é algo quase impossível, que estudar de mais é perda de tempo, que a melhor coisa que tem é trabalhar na iniciativa privada, e tantas outras coisas que você venha a ouvir.

Além de não dar atenção para esses tipos de comentários, é fundamental que a motivação esteja dentro de você, ou seja, pense e lembre das coisas que lhe motivaram a começar estudar para concursos públicos, pense e imagine como a sua vida seria diferente e muito melhor estando bem empregado, com estabilidade e ótimos salários, pensa em todos os benefícios que tudo isso iria trazer a você e sua família!

Imagine na qualidade de vida, nas viagens, na casa e no carro que você poderá ter caso conquiste um ótimo cargo público!

E pense que isso só depende de você e demais ninguém, ou seja, basta dedicar-se, com certeza vale muito apena abrir um ano ou dois de certas coisas para dedicar-se aos estudos, pois depois de aprovado é só trabalhar e curtir a vida, bem empregado e com um ótimo salário no final do mês, sem a preocupação de que pode ser mandando embora na primeira crise assim como acontece na iniciativa privada!

Acredito que não precisa mais de nenhum exemplo ou fatores para motivar você a começar a estudar e manter a organização e a disciplina não é mesmo?

– Maturação do conhecimento
Quando digo maturação do conhecimento, quero dizer no tempo que certas informações e conhecimentos levam para ser assimilado depois de estudado, e isso depende de pessoa para pessoa, pois inúmeros fatores estão envolvidos como tempo de estudo, concentração e muito mais.

Por isso é importante começar estudar sempre com antecedência, não esperar o edital do concurso sair, pois quando isso acontece faltam poucos dias para a realização do concurso e com isso você acaba perdendo para a concorrência que já esta a muito atrás estudando e se preparando.

Assim sendo, analise os editais de concursos anteriores, e perceba que muitos dos itens cobrados são iguais, ou seja, são fundamentais e que com certeza serão cobrados em futuros concursos, por isso tente dominar eles, e depois que sair o edital prepara-se para os conteúdos mais específicos que você ainda não domina ou tem menos conhecimentos.

É isso amigos(as), espero que as informações aqui deixadas possam ser de grande relevância a todos, e que ajudem de alguma forma, seja na organização ou disciplina de estudos ou na motivação para começar a estudar ou para seguir enfrente com os estudos.


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2011-2017 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade