Inicial > Concursos Abertos > A importância do plano de estudo para concursos publicos

A importância do plano de estudo para concursos publicos

É fundamental estabelecer um plano de estudo quando existe o sonho de passar em um concurso publico de grande concorrência.


Publicidade

Organização é fundamental em praticamente tudo, seja para comprar um carro ou casa nova, no trabalho e nos estudos, por isso quem sonha em conquistar a estabilidade financeira e profissional passando em um bom concurso público, precisa mais do que nunca de muita organização, principalmente quando possui pouco tempo devido a outros compromissos , no caso profissionais ou de estudos para quem esta cursando uma faculdade por exemplo.

E cada vez mais candidatos e concurseiros estão cientes da importância dessa organização, caso contrário o rendimento acaba prejudicado e não existindo assim uma otimização do aproveitamento das horas de estudo.

Analisando o seu dia a dia

Quando falamos em montar um plano de estudo, não existe algo padrão, uma vez que cada pessoa possui uma rotina diária diferente, por exemplo, alguns fazem faculdade e trabalham, outros somente trabalham, alguns trabalham e são solteiros, outros casados com filhos, enfim, por isso o primeiro passo a ser realizado é analisar e colocar em um papel a sua rotina diária de segunda a domingo.

O que preciso analisar?
Trabalho: Se você trabalha coloque em um papel qual o turno, e quantos dias da semana isso acontece, se é de segunda a sexta ou de segunda a sábado.

Não deixe de considerar neste item o tempo de deslocamento para ir e voltar ao trabalho.

Faculdade ou outros cursos: Assim como no item anterior, coloque em um papel a questão das horas que você gasta para frequentar a faculdade ou outro curso qualquer, não esquecendo de contabilizar a questão do deslocamento.

Família:Levar e buscar os filhos na escola dependendo da cidade pode tomar muito tempo, devido ao transito, por isso não deixe de considerar esse tempo em sua análise.

Esses são apenas alguns itens importante a serem observados, lembrando que como não existe um padrão na vida e na rotina das pessoas não deixe de considerar fatos importante no seu dia a dia que acabam consumindo tempo.

Não tenho nenhum tempo livre

Depois de fazer uma análise da rotina e do dia a dia, muitas pessoas acabam concluindo que não possuem tempo para estudar para concurso.

Caso esse seja seu caso, é necessário reavaliar e repensar o seu dia a dia, verificar com mais detalhes e calma todas as suas atividades, e assim tentar encontrar “brechas” de tempo, nem que para isso seja necessário repensar toda a sua rotina e alterar algumas atividade.

Quem sabe tenha que abrir mão de parte de seu domingo, ou então deixar de jogar aquele futebol com os amigos durante a semana, alterar seu horário de academia, enfim, sempre é possível encontrar espaço para uma atividade a mais, basta organização e claro muita, mais muita disciplina.

Calendário

Uma vez feita a análise do seu dia a dia, chegou a hora de montar o seu calendário de estudos, e para isso basta baixar um calendário do mês atual na internet, ou fazer ele no computador.

Neste calendário você deverá dividir o seu dia em turnos: manhã, tarde e noite.

E em cada um desses turnos marcar qual será a sua atividade, por exemplo para quem trabalha no horário comercial tem a manhã e tarde deverá marcar nesse período como “trabalho”, e caso não tenha nenhuma atividade no período da noite, poderá utilizar esse tempo para estudar.

Tempo real: É importante verificar qual o seu tempo real de estudos em determinado período, por exemplo se você trabalha em horário comercial, ao sair do seu trabalho existe a questão do deslocamento, ao chegar em casa geralmente você vai fazer um lanche, tomar banho, etc, por isso é preciso computar certinho qual a quantidade de horas realmente utilizada para os estudos neste período.

Neste calendário do mês, lembre-se sempre de verificar quais são os feriados existentes, dias de folga do trabalho ou da faculdade, para assim poder programar seus estudos.

Distribuição das disciplinas

Sabemos que para conquistar uma vaga em um concurso concorrido é fundamental ir bem em todas as disciplinas e abranger ao máximo o conteúdo divulgado em edital, por isso faça uma divisão de horas de estudos por disciplina e conteúdo, dedicando um pouco mais de tempo para aquele assunto ou disciplina que possui maior dificuldade.

Dica:Não cometa o erro que muitos iniciantes cometem, que é dedicar de forma quase integral em determinadas disciplinas, é fundamental tentar distribuir seus estudos de forma uniforme, até mesmo para melhor absorver e entender o conteúdo estudado.

Descanso e folga

Utilize um dia para descansar e fazer algo que realmente gosta, neste dia desligue-se dos estudos, o descanso é tão importante e necessário quanto o estudo em si, por isso leve ele a sério!

Deixe por exemplo o domingo livre, saia com a sua família, amigos, divirta-se isso irá renovar as suas energias para a próxima semana de muito trabalho e estudos.

Mês a mês

Passar em um concurso público é uma verdadeira maratona, por isso essa analise e organização deve ser realizada mês a mês, devido a feriados, viagens a trabalho, eventos ou reuniões e quanto antes você fechar a sua programação mensal de estudos melhor!

Espero que as dicas deixadas possam auxiliar de alguma forma seus estudos, ou no mínimo fazer você perceber a importância que um plano de estudo faz quando falamos de concurso público.

Bons estudos a todos e lembre-se:”90% do sucesso se baseia simplesmente em insistir!”


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2011-2016 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade