Inicial > Concursos Abertos > Trabalhar ou estudar para concurso?

Trabalhar ou estudar para concurso?

Cada vez mais é maior o número de pessoas que dedicam-se exclusivamente aos estudos em busca da tão sonhada estabilidade profissional que os cargos públicos oferecem aos aprovados nos concorridos concursos.


Publicidade

Essa é uma dúvida que muitas pessoas, principalmente no inicio da carreira tem, pois trabalhar na iniciativa privada pode em muitos casos ser mais desafiador e dinâmico que esta na iniciativa pública, por outro lado é um setor que não oferece a estabilidade que existe nos cargos públicos.

E para tentar ajudar você amigo leitor que esta nessa dúvida cruel a respeito de trabalhar ou somente estudar para concursos públicos, vamos trazer algumas informações, para quem sabe “clarear” um pouco as suas idéias.

Profissionais recém formados ou que estejam concluindo a formação superior: Na minha opinião, esse é um dos melhores momentos para começar estudar para concursos, principalmente para quem esta no último ano de formação e ainda não esteja trabalhando, pois entre as aulas e trabalho da faculdade pode conciliar algumas horas de estudo para concursos.

Já profissionais recém formados, que estejam com dificuldades em encontrar um emprego na iniciativa privada e possam morar na casa dos país para assim economizar nas despesas, também podem aproveitar o tempo que tem disponível para dedicar-se aos concursos públicos de maneira mais assídua, basta programar-se, ter disciplina e estudar, lembrando que quando o assunto é concurso público deve-se pensar a médio e longo prazo, pois a aprovação em concursos mais concorridos que pegam os melhores salários requer mais preparo.

Para quem já trabalha: Quem já atua no mercado de trabalho privado e sonha em um dia tornar-se um funcionário público fica sempre em cima do muro, em parar de trabalhar e dedicar-se exclusivamente aos estudos.

Solteiros:Neste caso cada caso é um caso, por exemplo, pessoas que ainda são solteiras, que não possuem filhos e que tenham a possibilidade de dividir moradia com amigos ou que ainda moram com os pais, e que possuam baixos salários na iniciativa privada, podem arriscar mais e deixar o emprego atual para começar estudar somente para concursos pode ser um ótimo investimento, mas isso deve ser feito com muito planejamento e estudos, uma vez que muitas pessoas acabam não aproveitando o tempo como deveriam, ou seja quanto mais tempo livre menos produtividade, por isso é preciso ter foco!

Casados com família: Já para quem possui uma família para sustentar as coisas ficam um pouco mais complicadas, principalmente se o profissional atua em um cargo onde exista muita pressão, porém não impossíveis, e nesta situação o que muitos concurseiros fazem é a realização de concursos mais fáceis de serem aprovados, mesmo que estes possuam salários mais baixos que do emprego atual na iniciativa privada.

E o motivo dessa troca é simples, geralmente a carga horária em cargos públicos é mais baixa, existem muitos cargos públicos nos quais o profissional deve trabalhar somente 6 horas diárias, ou seja 30 horas semanais, já na iniciativa privada o mais comum é que a carga horária semanal chegue a 44 horas semanais.

Com essas horas a mais no dia, o concurseiro pode dedicar-se aos estudos para concursos melhores, algo que seri praticamente impossível caso estivesse trabalhando na iniciativa privada 44 horas semanais.

Conclusão: Como vemos, antes de tomar qualquer decisão sobre o assunto é importante analisar cada perfil, no caso dos mais jovens em inicio de carreira vale a pena arriscar mais, principalmente se tiver um apoio financeiro e estrutura para o período de estudos e preparação.

Já pessoas que atuam no mercado de trabalho algum tempo podem encarrar o desafio dos concursos públicos, no entanto nestes casos requer um pouco mais de planejamentos e um desafio um pouco maior, mas que se vencido será muito bem recompensado com ótimos salários e estabilidade financeira e profissional, que motivação melhor que essa?


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2011-2017 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade