Inicial > Dicas > Como evitar golpes pelo telefone

Como evitar golpes pelo telefone

A todo momento existem pessoas recebendo ligações com tentativas de golpes por telefone, então é necessário prevenir e tomar medidas simples que ajudam evitar esse tipo de problema.


Publicidade

Golpes por telefone! Com certeza você já deve ter visto reportagens sobre o assunto, ou então conhece alguém que já sofreu tentativa de golpe, ou até mesmo recebeu ligações de golpistas.

Então! Atualmente com as facilidades de ter um telefone celular, infelizmente os golpes via telefone são muito comuns, e em alguns casos partem até de dentro de presídios.

Golpe em telefone aleatório

Uma prática bastante comum de criminosos, é sair ligando ou enviando mensagens para números aleatórios, e como realizam milhares de chamadas e envio de SMS, sempre acabam encontrando alguma vítima.

Neste tipo de situação, para não acabar sendo vítima de um golpe, é fundamental estar muito atento, ao receber uma ligação seja no celular ou no telefone fixo de alguém dizendo que é um parente distante pedido para que você adivinhe quem esta do outro lado da linha, evite dizer nome da pessoa que você acredita ser, pois é essa informação que os criminosos querem, pois tentaram assim puxar um diálogo, fazendo com que você acabe acreditando tratar-se de um parente distante.

Geralmente eles contam uma história dizendo que estão em viagem, que tiveram um acidente e que precisam de dinheiro para resolver esse “problema”, e assim fazem muitas vítimas que acabam realmente transferindo dinheiro por acreditarem que estão ajudando algum parente que esta com problemas.

Então se você receber uma ligação com esse tipo de papo, o melhor a fazer é desligar o telefone e não passar nenhuma informação, evitar falar seu nome e de seus familiares, pois quanto menos informação passar menor a chance de ser vítima de algum tipo de golpe no futuro.

Por fim, para tirar todas as dúvidas e certezas, ligue você para o número do suposto parente que esta precisando de ajuda, assim você pode ter certeza que alguém estava querendo aplicar um golpe e já aproveita e fica tranquilo(a) sabendo que esta tudo bem com o seu ente querido.

Falso sequestro

Esse é um golpe por telefone bastante comum, funciona de forma parecida com o anterior, onde criminosos ligam para números aleatórios e começam a conversar com a vítima afim de obter informações como nome de pessoas da família.

Para então simular um sequestro e assim pedir dinheiro de resgate, neste tipo de situação é fundamental manter a calma, não passa nenhuma informação pessoal, desligar o telefone e principalmente não fazer nenhum tipo de transferência.

E assim como anteriormente, para tirar todas as dúvidas basta ligar para o família que o criminoso disse ter sequestrado para ficar tranquilo(a).

Perigo nas redes sociais

Muitas pessoas desconsideram os perigos existentes nas redes sociais, e na internet como um todo, afinal muitas pessoas acabam publicando muitas informações pessoais, como o número do telefone, o que facilita e muito a vida de criminosos.

Afinal de posse do nome da pessoa e do número de telefone, uma pessoa má intencionada poderá utilizar essas e muitas outras informações facilmente encontradas de forma pública, para aplicar golpes!

O cuidado que você deve ter na internet é o mesmo que você tem na vida real, pois será que você sairia pelas ruas da sua cidade distribuído bilhetes como o seu nome completo, foto e número de telefone a qualquer pessoa?

Com certeza não, pois acharia perigoso, então porque muitas pessoas fazem isso na internet?

Então jamais publique seus dados pessoas como endereço, telefone e documentos de forma publica e aberta a qualquer pessoa!

Todo o cuidado é pouco! Lembre-se sempre disso!


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2011-2016 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade