Inicial > Dicas > Economizar-Como conseguir juntar dinheiro ganhando pouco

Economizar-Como conseguir juntar dinheiro ganhando pouco

Com promoções e produtos a venda com prestações a perder de vista, cada vez mais as pessoas encontram-se endividadas e não conseguem economizar dinheiro algum, principalmente as que possuem um salário mais baixo.


Publicidade

Nos últimos dias, são comuns ouvir e ver reportagens comentando a respeito do nível de endividamento da população que tem aumentado de forma significativa e preocupante, uma vez que cada vez mais pessoas não estão conseguindo honrar com as suas dívidas.

E um dos maiores motivos desse grande aumento de devedores deve-se a facilidade do crédito cada vez maior e a falta de educação financeira por grande parte das pessoas, que geralmente verificação somente o valor da parcela, e não o montante final pago por determinado produto ou bem.

E neste necessário muitas pessoas buscam uma saída, que é fazer sobrar dinheiro no final do mês, para que essa “sobra” digamos assim possa ser aplicado em uma poupança por exemplo, para ser usado no futuro, em uma emergência por exemplo.

E se você chegou a esse artigo fazendo buscas pela internet é sinal de que o primeiro passo e um dos mais importantes já foi dado, que é o interesse em economizar, em poupar, em criar uma reserva financeira.

Ganho pouco tem como economizar?

Pois bem, agora você pode estar comentando que ganha muito pouco e que dificilmente consegue chegar no final do mês com algum dinheiro extra, saiba que é possível sim juntar dinheiro mesmo ganhando pouco, e sempre costumo dizer que o importante não é quanto você ganha mais sim quanto você faz sobrar no final do mês.

O que fazer?
E a primeira tarefa de quem deseja junta dinheiro, é começar anotar todos os seus gastos diários, pode ser um caderno, computador, enfim, o importante é ter anotado “tin tin por tin tin”, desde aquela moeda que você deixou de gorjeta ao garçom até aquele chicletes que comprou, pois somente assim você saberá onde foi cada centavo do seu salário no final do mês, e onde poderá cortar e reduzir gastos desnecessários ou que não sejam tão importantes para o seu dia a dia.

Neste momento você deve estar pensando que terá que abrir mão de certos “luxos” ou de coisas totalmente supérfluas, e a resposta é SIM!

Afinal sem um pouco de sacrifício nada é possível, pense que muitas vezes é preciso dar um passo para trás para ir dois para frente, é melhor sacrificar-se um pouco agora para ter um futuro mais tranquilo do que viver gastando em “besteiras” e ficar sacrificando-se por uma vida toda.

Financiamentos, empréstimos e prestações

Esse é um grande mal que infelizmente a grande maioria das pessoas possui esteja ganhando pouco ou muito, que é comprar tudo a prestação por simplesmente não possuir disciplina financeira e não ter paciência e esperar alguns meses para comprar a vista certo produto, e com isso acabam deixando nos juros pagos boa parte do dinheiro que poderiam ter economizado.

E para você que ganha pouco e diz que não consegue juntar dinheiro, vou dar um exemplo bem simples e rápido de como é possível economizar e muito, tendo um pouco de disciplina e paciência.

Vamos imaginar que você deseja comprar uma TV, cujo valor a vista é de 1000 reais, porém você não tem esse dinheiro, então para antecipar seu sonho de consumo você resolve fazer ela em prestações, o vendedor então comenta que você pode levar a tv para casa pagando em 10 vezes 120 reais, neste momento você faz as contas e percebe que 120 reais por mês é possível pagar e que 10 meses passa rápido e leva a tv para casa.

Conclusão! Você acaba de fazer um péssimo negócio, motivado pela parcela que cabe no seu bolso e pelo impulso e desejo de consumo.

Seria muito mais inteligente se fosse não comprasse essa tv agora, e tivesse disciplina em aplicar em uma conta poupança mensalmente esses 120 reais, pois no final de 10 meses você teria juntado R$1.200,00 !

E com esse dinheiro em mãos poderia sair as compras tentando negociar e fechar negócio com a loja que lhe oferecesse o melhor preço para pagamento a vista, com dinheiro na mão é você quem manda! E com certeza poderia comprar a tv dos seus sonhos por menos de 1000 reais.

Em resumo, somente em 10 meses, economizando e juntando você poderia comprar o produto a vista, sem ficar se preocupando com prestações e ainda assim conseguiria junta um dinheirinho, que seria consumido pelo juro que você pagaria a loja.

Este foi apenas um exemplo para ajudar no raciocínio, que independente de qual o seu salário, sendo disciplinado é possível juntar dinheiro e conseguir realizar seus os sonhos de consumos sem sacrifícios exagerados.

Gasto tudo e não consigo economizar

Isso é algo muito comum de ouvir da maioria das pessoas que não conseguem economizar, que justificam a compra parcelada de algum produto em várias vezes pelo fato de acabarem gastando o dinheiro em “bobagens”, e com a obrigação do pagamento do boleto não torram seu dinheiro em outras coisas.

Como mostrei acima, ter paciência e comprar a vista na maioria das vezes só trás vantagens ao comprador, pois bem, caso você seja esse tipo de pessoa que não pode ter dinheiro na mão que já sai gastando a melhor dica que posso deixar é a de não contar com parte do seu salário.

Por exemplo: Digamos que seu salário seja de mil reais líquidos, ao receber esse valor em sua conta bancária, separe uma porcentagem que deseja poupar, vamos supor que você deseje comprar uma tv de mil reais como citamos anterior, então assim que receber o seu salário transfira para uma conta poupança 100 reais no ato, e não conte mais com esse valor para pagar seus gastos, é como se ele não existisse, como se você tivesse que viver com um salário de 900 reais!

Essa é a melhor maneira de começar a aprender a poupar, mas para isso existe a necessidade da disciplina, lembre-se do que comentei no inicio, muitas vezes é preciso dar um passo para trás para poder dar dois para frente no futuro.

Agindo dessa forma, separando parte do seu salário, imaginando que ele nunca existiu, você aprenderá a viver com menos, e no final de alguns meses terá a grata surpresa de verificar o saldo de sua poupança e encontrar um saldo bem gordo, que poderá ser utilizado para realizar algum sonho de consumo.

Alguns amigos que sabiam economizar, utilizam essas dicas que deixei acima e após algum tempo perceberam o quanto é bom e gostoso juntar dinheiro, e assim foram cortando cada vez mais os gastos desnecessários e dando preferência aos pagamentos sempre a vista, hoje agradecem, pois tem uma vida muito mais feliz, sem contar que podem dormir a noite sem se preocupar com dívidas.

Espero que as dicas aqui deixadas possam ajudar na sua vida financeira, e nunca é tarde de mais para começar a economizar, só é necessário começar, e claro não se deixar levar pelas tentações de consumo por algum tempo!

Boa sorte, boa economia e muito dinheiro a todos!


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

3 Comentários

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2011-2017 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade