Inicial > Dicas > Ferramentas para suporte técnico remoto gratuito e pago

Ferramentas para suporte técnico remoto gratuito e pago

Quem trabalha com suporte sabe da importância de ferramentas de suporte remoto, conheça algumas das mais populares entre gratuitas e pagas


Publicidade

Para os mais leigos, suporte remoto, é a capacidade que um analista ou técnico de informática tem em poder acessar um equipamento a quilômetros de distancia para resolver problemas no sistema operacional ou nos aplicativos que nele estão instalados.

E atualmente existem diversas ferramentas que são aliadas dos analistas para o suporte técnico a distância, alguns desses programas de “captura” remoto são gratuitos, outros os usuários devem comprar a licença para utilização.

E neste artigo, vou comentar um pouco sobre os programas de suporte remoto que conheço e já utilizei, e também citar as suas vantagens e desvantagem.

– Terminal Service ou Conexão de Área de Trabalho Remota do Windows:
Desconhecido ou pouco utilizado por muitas pessoas, a conexão de área de trabalho remota do Windows é uma ótima ferramenta para suporte técnico remoto, pois por vir integrada no próprio Windows, não precisa qualquer tipo de instalação, basta habilitar a mesma e passar o ip para que a pessoa do suporte conecte-se remotamente no seu equipamento.

A desvantagem da Conexão de Área de Trabalho Remota do Windows é não ter um sistema de FTP, ou seja não conseguimos enviar arquivos diretamente de um host para outro.

Para habilitar a Conexão de Área de Trabalho Remota basta clicar com o botão direito do mouse no ícone meu computador, propriedades ,e ir na aba “remoto” e ativar a opção “Permitir que usuários se conectem remotamente a este computador”.

E para fornecer suporte você deve ir em Iniciar -> Programas -> Acessórios -> Conexão de Área de Trabalho Remota.

– Symantec PcAnywhere:
O Symantec PcAnywhere é uma dos melhores programas para suporte remoto que utilizei até hoje, pois é rápido, leve além de possuir diversas ferramentas que auxiliam e muito no suporte técnico a distancia, como o envio e recebimento de arquivos, uma espécie de FTP, envio de comandos como Ctrl Alt Del para a estação que esta dando suporte, diminuição da qualidade da imagem da estação para conexões mais lentas, enfim.

Porém tudo tem o seu preço, e o Symantec PcAnywhere não é gratuito, sendo necessário a compra do software para utilização, e é necessário instalar nas estações que você irá dar suporte remoto a versão “cliente” da ferramenta.

– VNC
O VNC é um dos melhores programas gratuitos para suporte remoto na minha opinião, e tem melhorado a cada versão com mais ferramentas que facilitam o atendimento técnico, e por ser gratuito você pode baixar o VNC de diversos sites de download ou diretamente do site oficial do VNC.


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

8 Comentários

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2011-2017 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade