Inicial > Dicas > Poupança ainda é um bom investimento ?

Poupança ainda é um bom investimento ?

Diante da alta dos juros a boa e velha poupança continua sendo o porto seguro de muitos poupadores brasileiros.


Publicidade

Sempre fui um poupador, desde criança aprendi com meus pais a importância de poupar e de comprar sempre á vista, para assim conseguir negociar um bom preço e poder dormir tranquilo sem dívidas.

Por isso sempre mantenho uma “reserva” emergência na poupança, seja para imprevistos, como a perda do emprego, doenças, enfim.

E recentemente a gerente do banco onde possuo conta, ligou para oferecer outros tipos de investimentos, pois segundo ela a poupança não era interessante no meu caso, que a poupança era um investimento a curto prazo, e falou um monte a respeito do assunto.

Depois que ela falou e deu suas explicações, questionei a respeito de qual seria o rendimento real, descontados impostos, taxas administrativas, etc dos investimentos que ela havia oferecido.

Em resumo, depois de descontado valores de imposto de renda e taxas de administração, o máximo que uma aplicação, de várias que ela ofereceu, conseguiu superar praticamente empatar com a poupança.

E como meus investimentos ainda estão aplicados na “poupança antiga”, com rendimento mensal de 0,5 % mais TR, comentei com ela que não seria viável retirar o valor aplicado na poupança para investir em outro fundo ou aplicação, afinal a poupança não possui taxas de administração nem imposto de renda, sendo possível realizar o saque a qualquer momento, além de ser uma aplicação garantida pelo fundo garantidor de crédito.

Poupança é um bom investimento ?

Como leigo no assunto de economia, acredito que sim, que a poupança nos dias atuais, ainda é com certeza um bom investimento, e os números não deixam mentir, basta fazer as contas com papel e caneta e comparar os retornos de outras aplicações em relação a poupança, lembrando sempre que deve ser verificado o valor final líquido, depois de descontadas todas as taxas e imposto.

E foi isso que eu fiz várias vezes, até encontrei algumas aplicações com retorno um pouco melhor que a poupança, mas que ofereciam algum tipo de risco, ou carência para saque que acabavam inviabilizando a troca de investimento no meu caso.

Por isso, sempre que ouvir dicas e ofertas de seu gerente ou até mesmo orientações de “especialistas” que dizem que a poupança não é um bom investimento, faça sempre as contas de quanto você ganha atualmente com a sua aplicação em poupança, das facilidades em resgatar o dinheiro o momento e a hora que quiser sem taxas, coloque isso tudo em uma balança para assim concluir o que é melhor para você neste momento.


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2011-2017 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade