Inicial > Emprego > Como crescer profissionalmente

Como crescer profissionalmente

Ser um profissional de sucesso em sua área de atuação é algo que todos buscam por isso é importante se diferenciar desse mar de pessoas e tentar destacar-se.


Publicidade

Quem esta iniciando no mercado do trabalho ou já atua em bastante tempo tem como objetivo crescer profissionalmente dentro da empresa onde atua, no entanto este é um grande desafio e requer muito trabalho, dedicação, força de vontade, muito relacionamento e claro uma pitada de sorte também pode ajudar nestas situações.

Apesar de não existir uma receita pronta do sucesso profissional, existem algumas características e semelhanças no perfil dos profissionais que conseguem mais promoções e consequentemente acensão na carreira, e vou relacionar alguns ponto que na minha visão são muito importantes para crescer em um organização.

– Competência e conhecimento: Ao ver essa é a base, o alicerce fundamental para qualquer profissional, pois tendo conhecimento técnico da função que atua, aliada com competência em realizar suas atividades respeitando prazos já o torna um ótimo profissional na visão de seus gestores, alguém com que se pode contar e confiar, pois sabem que o mesmo entregará um trabalho de qualidade no prazo e tempo estipulado.

– Proatividade: Muitos profissionais fazem somente o que seus superiores solicitam, e necessário ser e fazer mais, buscar estar sempre disposto a ajudar e fazer mais do que a sua função exige, terminou o que tinha que fazer? Não fique esperando seu superior lhe passar mais trabalho, corra você atrás de atividade, ofereça ajuda a seus colegas, esteja disposto sempre em ajudar e colaborar em outras atividades sempre que for possível, isso é ser um profissional proativo, que esta sempre disposto a ajudar.

Criatividade: Seja criativo inove, se existe uma maneira de fazer o trabalho de forma mais rápida e eficiente assim o faça e depois mostre os resultados a seus gestores e demais colegas, com certeza trazendo novas soluções para velhos problemas e desafios é algo muito bem visto dentro de qualquer empresa.

Relacionamento: De nada adianta ter competência, conhecimento, proatividade e criatividade se você é um tipo de profissional que não se relaciona com os demais colegas e gestores, é fundamental relacionar-se, participar de festas da empresa, confraternizações, churrasco e demais eventos que a maioria das empresas promovem diversas vezes ao ano ou quando a turma do escritório se reúne, pois neste ambiente descontraído sem a pressão do trabalho onde conversa-se sobre tudo é possível estreitar relações e aumentar o famoso “networking”, sem contar que facilita e muito o relacionamento no ambiente de trabalho, principalmente se você é novo na empresa e ainda existe aquele “gelo”.

Vontade de crescer: Muitas pessoas simplesmente acomodam-se em seus postos de trabalho, e isso é algo que não pode acontecer se você deseja crescer na empresa em que trabalha, é necessário não perder o brilho dos olhos, a vontade de aprender e buscar sempre novidade e fazer mais e mais pela organização em que atua.

Buscar qualificação: Esse é um item super importante, nunca ache que você sabe tudo e que não precisa estudar mais, o conhecimento é algo que você tem que perseguir sempre!

Uma vez que nunca sabe-se quando uma ótima oportunidade vai bater a sua porta, e quando essa oportunidade chegar é necessário estar preparado para ela, por isso estude, qualifique-se, aprenda, tenha fluência em outros idiomas, faça cursos e busque sempre ser o mais bem preparado sempre!

Mudar de empresa: Se você é um profissional extremamente qualificado e capacitado e esta em uma empresa na qual não consegue ver possibilidades de crescimento ou que não lhe valorize da forma que acredita que deveria fazer não tenha medo de mudar de emprego, muitas vezes essa mudança se faz necessário para o crescimento profissional.

Essas são algumas das principais características que julgo serem fundamentais para qualquer profissional, principalmente aqueles que almejam um crescimento na carreira.

Ah! Tem a questão da “sorte” também não é mesmo? Sim ela existe realmente, mas tenha certeza de que a sorte estará sempre do lado dos mais qualificados e preparados!


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

2011-2017 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade