Inicial > Emprego > Não tenho experiência e a maioria das vagas pede experiência

Não tenho experiência e a maioria das vagas pede experiência

Um grande empecilho para quem busca o primeiro emprego esta a questão da experiência anterior, visto que a maioria das vagas necessitam algum conhecimento prévio na função desejada.


Publicidade

Basta navegar em alguns grupos de emprego nas redes sociais para encontrar inúmeras pessoas comentando e até mesmo reclamando que não conseguem emprego pelo fato de não possuem experiência, algumas inclusive ironizando a situação, e dizendo: “Como vou ter experiência se ninguém dá oportunidade para aprender ?”.

Frases como essa são comuns de serem encontradas nos grupos de empregos, sendo muitas vezes até uma forma de desabafar após ouvir um “não” por parte do empregado.

No entanto agir dessas formas, principalmente nas redes sociais, de forma aberta e publica, pode acaba dificultando ainda mais as coisas, e até mesmo fechando as portas em algumas empresas, uma vez que muitos recrutadores também estão nas redes sociais, e isso pode impactar negativamente, então é importante não cometer esses erros que podem ser fatais na busca por um emprego.

Não tenho experiência

É importante lembrar que ninguém nasce com experiência! Ninguém mesmo, a experiência e conhecimento para exercer essa ou aquela atividade é adquirida com o tempo, com muito esforço, dedicação e estudos.

Então ficar lamentando a própria sorte, ou reclamando de tudo e a todos que você não consegue uma oportunidade de trabalho não irá ajudar em nada, então é necessário buscar motivação, sacudir a poeria e traçar metas e objetivos, no caso o objetivo é adquirir experiência!

Jovens estudantes

Para jovens e estudantes que estão cursando o ensino médio ou a universidade, este é o melhor momento para adquiri experiência através dos programas de Jovem Aprendiz e de estágio, e para essas chances não precisa experiência anterior!

Então se você esta cursando o ensino médio ou superior, não perca tempo, busque informações sobre vagas de estágio nas empresas da sua cidade, o CIEE é um ótimo lugar para começar!

Aproveite esse momento! Para que lá na frente você não deixe escapar nenhuma oportunidade por falta de experiência!

Não sou mais estudante e não tenho experiência, e agora?

Calma, nada esta perdido! Se você não tem perfil para estágio e não tem experiência alguma é fundamental recuperar o tempo perdido!

O primeiro passo é buscar por oportunidades que não exigem experiência, para que assim possa ingressar no mercado de trabalho, e sendo um bom profissional, mostrando interesse pode conseguir crescer e subir postos dentro da própria empresa.

É possível encontrar inúmeras histórias de pessoas que iniciam como cargos simples que não necessitam experiência, e com muito trabalho e empenho foram ganhando seu espaço, aprendendo coisas novas e chegaram a cargos de gerencia na organização.

Por outro lado um erro que algumas pessoas sem experiência cometem é menosprezar algumas oportunidades que surgem, ou acabam escolhendo de mais e por fim acabam sem nada!

Vagas temporárias
Em eventos festivos e de final de ano é comum abrirem milhares de oportunidades temporárias, muitas não exigem experiência anterior, então é fundamental ficar atento(a) para que essas possibilidades, que são ótimas para ingressar no mercado de trabalho!

E nunca esqueça, ninguém nasce com experiência anterior!


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

Um comentário
2011-2016 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade