Inicial > Emprego > Omitir qualificações no currículo para conseguir emprego

Omitir qualificações no currículo para conseguir emprego

Com a grande crise econômica que ainda perdura no Brasil, muitas pessoas perderam o emprego e encontram dificuldades para recolocação no mercado de trabalho, até mesmo pessoas muito bem qualificadas que muitas vezes acabam omitindo suas qualificações para conquistar emprego com salários mais baixos.


Publicidade

Image você sendo um gestor, e precisa contratar um novo profissional para uma vaga na sua empresa onde é necessários conhecimentos básicos em informática e segundo grau completo.

E ao analisar os currículo dos candidatos, encontra o currículo de um profissional com nível superior completo, pós graduação e diversos outros cursos extracurriculares, que está interessado na vaga.

Por um lado isso parece bom, afinal você poderia preencher essa vaga com um profissional qualificado, acima da média, por outro lado essa pode não ser uma boa estratégia, afinal um profissional com uma qualificação muito acima daquilo que a vaga realmente necessita, geralmente fica muito pouco tempo ocupando a função, e na primeira oportunidade que encontrar algo melhor, acaba saído e indo para outra empresa.

Com isso, será necessário realizar um novo processo seletivo, contratar, realizar treinamento, enfim.

Por isso muitos recrutadores evitam selecionar profissionais com um qualificação muito superior aquela necessária para a vaga, justamente para evitar esse tipo de situação.

Omissão de qualificações

Sabendo dessa questão, muitos profissionais que possuem um ótimo currículo e diversas qualificações, mas que devido a crise encontram dificuldades para se recolocar no mercado de trabalho, estão simplesmente omitindo parte de suas qualificações no currículo, para que assim tenham maiores chances no processo de seleção e possam conquistar uma vaga, mesmo que para isso acabem ganhando bem menos do que ganhavam anteriormente.

Isso tudo são reflexos da crise que ainda não acabou em nosso país, sendo que os profissionais mais capacitados com melhores salários foi um dos mais impactados, com o fechamento de postos de trabalho.

Lado negativo

Claro que ninguém deseja ficar desempregado, e muitas vezes é melhor ganhar menos e ter um emprego do quer ficar meses e meses desempregado em busca de uma vaga que encaixe-se no seu perfil profissional.

Porém é sempre importante analisar com calma essa questão de omitir qualificações no currículo, uma vez que você pode acabar encontrando uma vaga com a qual não identifique-se, e com isso irá trabalhar desmotivado e sem vontade de realizar as suas atividades.

E com isso acabam surgindo outros problemas, inclusive de saúde, como depressão, ansiedade, etc, sem contar que um profissional desmotivado acaba não produzindo e exercendo suas atividades como deveria, e isso pode ocasionar até mesmo a demissão.

Então é sempre importante fazer uma análise com calma e sem precipitações, até mesmo nos momentos de crise e desemprego.


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

2011-2017 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade