Porque não sou chamado para entrevista de emprego?
O principal objetivo de quem esta buscando um emprego é ter o currículo selecionado e ser chamado para uma entrevista de emprego junto ao pessoal de RH e gestores, no entanto na maioria das vezes não é isso que acontece.
Na publicação de hoje vamos tratar de um assunto bem interessante, especialmente para quem esta na luta por uma oportunidade de trabalho, tem enviado currículo para inúmeras vagas, porém raramente é chamado para uma entrevista de emprego, então vem a pergunta: Porque não sou chamado para entrevista de emprego ?
Então depois de enviar dezenas ou até mesmo centenas de currículo vem outros questionamentos do tipo: Onde esta o problema? Qual é o defeito no meu currículo?
Para chegar a essas respostas é necessário realizar uma breve análise do momento atual do mercado de trabalho no Brasil, e também como e para quais vagas você esta realizando o envio do seu currículo.
Crise e mercado de trabalho atual
Concorrência, ela aumenta de forma significativa quando o país esta em crise, uma vez que as demissões aumentam e as empresas diminuem as contratações, ou seja, são mais pessoas em busca de um emprego e menos vagas disponíveis, isso significa que muito mais profissionais estarão concorrendo uma mesma vaga.
É comum verificar na internet, especialmente no Linkedin, algumas vagas onde o número de pessoas inscritas supera a casa dos milhares, ou seja, para uma unica vaga são mais de 1000 currículos, então as chances de não ter o currículo selecionado é muito grande, especialmente se estiver concorrendo com profissionais mais qualificados e com mais experiência que você.
A concorrência seria o primeiro fator que poderia deixar seu currículo de fora.
Você tem realmente o perfil para a vaga?
Esse é um questionamento que você deve fazer sempre antes de enviar um currículo, ler com muita atenção os requisitos necessários para a vaga!
É comum na ansiedade de conseguir um emprego, muitos profissionais simplesmente “dispararem” currículo para todos os lados e vagas, mesmo sem preencher os requisitos mínimos necessários, fazer isso é simplesmente perder tempo, uma vez que dificilmente seu currículo será selecionado pelo recrutador.
Então é melhor aproveitar esse tempo e enviar seu currículo somente para aquelas vagas que tem relação com o seu perfil e objetivo profissional.
Menos é mais
Outro erro muito comum e acabar enviando vários currículos para a mesma vaga, ou então cadastrar currículo para vagas diferentes em uma mesma empresa.
Ao observar isso, o recrutador do outro lado pode acabar entendendo que você é um profissional sem foco e sem objetivo, e com isso deixar o seu currículo de fora do processo de seleção.
Então neste momento é importante lembrar que “menos é mais”, ou seja, basta enviar um currículo e focar aquela vaga que tem maior relação com o seu perfil profissional onde você possui o maior número de requisitos necessários.
Qualificação
Por fim busque qualificar-se sempre! Saia da zona de conforto, faça cursos relacionados a sua carreira, estude um segundo ou terceiro idioma, etc. Pequenos detalhes e diferenciais fazem toda a diferença para que o seu currículo destaque-se no “mar de candidatos” interessados pela mesma vaga.
Leia também:
EXCELENTE COLOCAÇÃO.
Informações validas, mas quero ressaltar que observando os entrevistadores, percebe que a maioria mal olham os currículos, como são muitos à procura de recolocação no mercado, tratam-nos como se fossemos com uma indiferença gritante, baixando ainda mais a alto-estima, quando somos chamados ficamos nem 5 minutos na sala e ouvimos sempre a mesma coisa; aguarde que entraremos em contato, infelizmente nunca o fazem. isso e de um descaso totalmente desnecessário. precisam urgente fazer um curso atualizado de gestão de pessoal, levando em conta a realidade brasileira, os testes psicológicos são de modelos americano, perguntas nada objetivas com a vaga em questão ou com nosso pais.
Correção do texto; Informações validas, mas quero ressaltar que observando os entrevistadores, percebe que a maioria mal olham os currículos, como são muitos à procura de recolocação no mercado, tratam-nos como se fossemos uns NADA, com uma indiferença gritante, baixando ainda mais a alto-estima, quando somos chamados ficamos nem 5 minutos na sala e ouvimos sempre a mesma coisa; aguarde que entraremos em contato, infelizmente nunca o fazem. isso e de um descaso totalmente desnecessário. precisam urgente fazer um curso atualizado de gestão de pessoal, levando em conta a realidade brasileira, os testes psicológicos são de modelos americano, perguntas nada objetivas com a vaga em questão ou com nosso pais.