Inicial > Emprego > Significado de profissional proativo

Significado de profissional proativo

Buscar, inovar e antecipar-se a uma demanda somente algumas características de profissionais proativos que não esperam as coisas acontecerem mais fazem acontecer.


Publicidade

Como o assunto principal de nosso blog é a respeito de vagas de emprego, sempre que possível além de informações e dicas a respeito de como enviar currículo e consultar vagas de trabalho em grandes empresas, trazemos dicas que podem ajudar você a se tornar um profissional melhor e consequentemente evoluir na sua carreira.

E nesta página vamos falar de algum muito importante, que faz toda a diferença em qualquer carreira, que é a proatividade.

O que é um profissional proativo

Antes de entrar em maiores detalhes a respeito do que significa um trabalhador proativo, para melhor entendimento, vamos dar exemplo ao contrário, de um típico profissional reativo.

Típica falta de proatividade
Aquele profissional que após concluir determinada tarefa fica bom tempo ocioso, até que alguém, como seu chefe ou outro colega de trabalho, venha com novas ordem e tarefas, esse é típico profissional reativo, que só trabalha aguardando novas ordem, e desta forma acaba somente reagindo a uma ordem e não tomando a iniciativa, ou seja, raramente fazem aquém do que foi solicitado pelo seu superior.

Tudo é mais difícil e complicado para profissionais reativos, dificilmente buscam novas soluções, e geralmente são pessimistas e desistem com muita facilidade nos primeiros desafios encontrados.

Profissional proativo
Já um profissional proativo, após executar e terminar determinada tarefa vai em busca de novos desafios, não fica assim esperando novas ordens de seu chefe, e com isso sua produtividade é muito maior do que daquele profissional mais acomodado, que só “funciona” na base da cobrança.

Esta sempre buscando uma nova maneira de realizar antigos processos de forma mais otimizada e melhor, mostra-se sempre perseverante não desistindo nas primeiras dificuldades encontradas, além de buscar novas solução e antecipar possíveis problemas e dificuldades que venham acontecer no futuro.

Bem, esses são apenas alguns exemplos e características principais de profissionais reativo e proativo, características essas que são facilmente reconhecidas no ambiente de trabalho.

A importância de ser proativo

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e disputado, profissionais proativos são mais valorizados e os primeiros a serem lembrados pelo superior no momento de uma promoção e até mesmo para aumento do salário, afinal como comentamos anteriormente, a proatividade gera mais produtividade e melhore resultados para a empresa, do que o reativo que precisa a todo momento estar recebendo ordens e instruções do que vai fazer em seguida.

É comum também com o tempo, alguns profissionais super proativos acabarem mudando de perfil e se tornando reativos, e geralmente essa mudança de comportamento pode ter relação direta com a empresa onde trabalham, pelo fato de não ter o trabalho reconhecido, ou por atuar em uma empresa que não oferece possibilidade de crescimento, e caso você esteja vivendo este tipo de situação é importante analisar a possibilidade de mudar de empresa e vencer o medo de mudar de emprego, e assim poder crescer profissionalmente em uma nova organização.

Nunca é tarde para mudar e melhorar: Se após ler as características você conclui que é um profissional reativo, lembre-se que sempre é possível mudar e melhorar, por isso no seu trabalho busque atuar de forma mais ativa.

Não fique somente esperando novas ordens ou tarefas, busque-as antecipe-se sempre que possível, questione, comente, de sua opinião sempre que perguntado e claro não deixe de trazer ideias e soluções que podem ajudar a melhorar de alguma forma os processos e trabalhos realizados no departamento em que atua.


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

2011-2017 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade