Inicial > Emprego > Vale a pena fazer um curso de TI?

Vale a pena fazer um curso de TI?

Com diversas reportagens citando a área de tecnologia da informação com uma área promissora muitos jovens tem dúvidas a respeito de fazer ou não curso superior na área.


Publicidade

Na área de tecnologia da informação, assim como qualquer outra profissão ou carreira, sempre existirá profissionais que se destacaram em suas atividades e consequentemente conseguiram o sucesso financeiro e profissional.

E o cenário vivido no Brasil, de crescimento econômico, fez que muitas vagas de emprego na área fossem abertas, no entanto ao conversar com profissionais de TI, com ou sem formação superior, parece existir um grande consenso, que atualmente em nosso país o profissional da área não esta sendo remunerado da maneira que deveria se comparado com outras áreas de formação, como por exemplo engenharias(civil, mecânica, etc).

Por outro lado o que se vê cada vez mais são reportagens e matérias falando a respeito da falta de profissionais qualificados, que o Brasil pode viver um apagam na área e que diversas empresas inclusive estão trazendo mão de obra de fora para poder preencher suas vagas.

E no meio disso tudo estão muitos jovens que estão decidindo neste momento que profissão seguir, e se iram cursar uma graduação na área de tecnologia da informação ou não, e acabam confusos afinal uma graduação na área leva de 4 a 5 anos dependendo do curso.

E esse é um tipo de decisão que somente o jovem pode tomar, e antes de tirar suas conclusões deve conversar com profissionais já formados que atuam na área, analisar de forma bastante crítica, sem deixar se levar por emoções, o cenário atual e futuro do setor, para assim concluir se deve ou não fazer um curso superior de TI, pois como comentado no inicio em TI assim como em qualquer outra área existe a possibilidade de sucesso ou fracasso.

Minha experiência e opinião

Tenho formação superior na área de T.I., formei em Bacharelado em Informática em uma boa faculdade pública, em um curso de 5 anos.

No inicio a turma era formada por 40 alunos, alunos estes que foram ficando pelo caminho, seja por desistência ou reprovação, afinal o curso é bastante puxado e difícil, assim como a maioria dos cursos na área de exatas.

No fim de 5 anos, chegou a formatura e a mesma aconteceu com somente 13 alunos, dos quais somente 9 eram da turma original, então vamos considerar somente 9 formandos de 40.

Destes somente eu e mais 2 após a formatura estavam atuando na área, ou seja, trabalhando diretamente no setor, os outros 6 atuavam em outras áreas, como comercio família ou passaram em concurso público fora da área de TI, uma vez que o retorno financeiro, leia-se salário, era mais interessante que tentar seguir alguma carreira na área.

Por isso hoje, quando algum amigo mais jovem ou parente pergunta se vale a pena fazer um curso superior na área de T.I., conto minha experiência como profissional, os desafios e dificuldades do curso e do mercado de trabalho, principalmente com a onda de terceirização que aconteceu no setor nos últimos anos.

E sou bastante franco em dizer que hoje não faria o curso, e justificativas não faltam, a começar pela desvalorização profissional cada vez maior, pelo fato de algumas empresas acreditarem que “qualquer um” pode fazer o que você faz, pelos baixos salários, pela falta de regulamentação da profissional, sem contar o fato de sentir-se um “profissional sem profissão”, pois uma pessoa que se forma em direito por exemplo é advogado, em engenharia um engenheiro, e já quem é formado em T.I. ?

Isso tudo deve ser analisado antes de tomar qualquer decisão, e não deixar-se levar somente pelo coração em “fazer o que gosta”, uma vez que o “fazer o que gosta” pode ser bastante trabalho e mal remunerado, e pouco dinheiro no final do mês é difícil realizar sonhos e conquistar tudo o que você sonhou antes de iniciar um curso superior.

E você amigo(a) leitor(a), que atua na área de T.I. o que tem a falar sobre o assunto? Você recomendaria alguém a fazer um curso na área atualmente? Justifique sua resposta!


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

2011-2016 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade