Inicial > Informação > A diferença entre o Brasil e os países de primeiro mundo

A diferença entre o Brasil e os países de primeiro mundo

A distância entre países de terceiro mundo como o Brasil e países desenvolvidos de primeiro mundo ainda é muito grande, e em alguns casos acaba ficando cada vez mais distante.


Publicidade

Quantas vezes você já se perguntou sobre quando o Brasil poderá ser um país de primeiro? Com certeza inúmeras vezes, seja sozinho refletindo a respeito da situação atual do país seja com amigos em rodas de conversas.

E uma resposta bastante rápida para esse tipo de questionamento, é bastante desanimadora, uma vez que essa evolução do Brasil para um país de primeiro mundo poderá levar séculos, uma vez que para um país evoluir é necessário mudanças profundas, não somente de infra-estrutura, mas como um todo.

Mas qual a diferença entre o Brasil e países de primeiro mundo

A primeira e mais importante de todas é a educação, países que cresceram e se desenvolveram rapidamente investiram pesado na educação, um exemplo é a Coreia do Sul, onde a educação é uma prioridade nacional, confira o vídeo abaixo encontrado no YouTube que mostra a importância da educação naquela país.

E quando falamos em investimentos em educação, não devemos pensar apenas nos valores brutos investidos, mas sim como esses recursos são investidos e se estes tem a destinação correta, afinal de nada adianta ter disponível para a educação bilhões de reais, se estes recursão são empregados de forma errada, ou até mesmo desviados por corruptos.

Ainda sobre a educação, ela é a base fundamental para o crescimento e desenvolvimento de qualquer nação, uma vez que com a educação é possível exportar conhecimento, uma prova disso são países de ricos de primeiro mundo, onde mesmo com recursos naturais escassos conseguem-se destacar mundialmente exportando ciência e tecnologia.

Políticos brasileiros

Enquanto em países de primeiro mundo, a grande maioria dos governantes busca administrar e governar pensando nos interesses coletivos e da população, em países de terceiro mundo como o Brasil acontece ao contrário, onde a política é vista por muitas pessoas como uma maneira de ascensão social, uma maneira de enriquecer rapidamente, ou seja, muitos políticos tanto do Brasil como de países de terceiro mundo pensão primeiramente em benefício próprio, e com isso tornam-se corruptos, e acabam desviando dinheiro publico para interesses próprio, e uma prova disso estão nos inúmeros escanda-los de corrupção que são divulgados quase que diariamente.

Agora imagina você, cidadão brasileiro o quanto de dinheiro publico que simplesmente desaparece devido a corrupção, que pode acontecer em pequenas cidades até mesmo em altos escalões do poder.

Imagina todos esses recursos sendo empregados da forma correta e honesta em educação, transporte, saúde e segurança!

Afinal dinheiro não falta, e como comentado anteriormente, o que precisa é que se faça uma boa gestão desse dinheiro que pagamos em impostos, e que este não seja desfiado como acontece nos milhares casos de corrupção que existem, corrupção que deveria se chamar roubo, e os culpados deveriam ser punidos exemplarmente.

Em resumo, para o Brasil um dia tornar-se um país de primeiro mundo, é preciso que olhemos de uma forma mais especial para a educação, e é necessário cada vez mais ao menos diminuir os casos de corrupção, pois assim sobra mais dinheiro para investir em áreas críticas e fundamentais como a educação e outras.

E isso tornaria um ciclo viciosos, uma vez que uma população mais instruída com uma melhor educação cobraria mais dos governantes, cobraria o fim da corrupção, investigaria o uso do dinheiro publico, não votaria em políticos dissimulados e fichas sujas e assim como uma verdadeira engrenagem com o passar do tempo o país poderia iniciar uma transformação, para quem sabe em algumas décadas tornar-se um país mais justo, e porque não, até mesmo um país de primeiro mundo.


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2011-2016 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade