Inicial > Informação > A política na vida das pessoas

A política na vida das pessoas

Com cenário político atual bastante conturbado aliado a uma grande crise de confiança, cada vez mais pessoas começam a perceber que a política tem impacto direto em suas vidas, gostando ou não do assunto.


Publicidade

Quando o assunto é política, muitas pessoas já olham de canto, e geralmente dizem não gostar e não se importar com o assunto.

Evitam até mesmo comentar sobre o assunto em época de eleições, dizem que os candidatos são sempre todos iguais e que tanto faz quem seja eleito, e que a vida deles não muda nada devido a política.

Será mesmo? O Brasil vive atualmente uma das suas piores crises, é um verdadeiro “combo” de crises, uma vez que ao mesmo tempo temos uma crise econômica, política e de confiança em nosso país!

E muitos desses problemas deve-se a medidas e escolhas equivocadas por parte do governo, governantes estes que foram eleitos e colocados no poder pela maioria dos eleitores de maneira democrática através do voto, logo a política tem um impacto direto na vida de todos.

Impostos

Engana-se quem acredita que certas medidas econômicas iram impactar somente este ou aquele setor, geralmente impactam a sociedade como um todo, um exemplo claro são os impostos, quando estes são elevados no setor produtivo, automaticamente são repassado ao preço dos produtos, em consequência lá na ponta final, o consumidor acabará tendo que pagar mais caro.

CPMF

A CPMF por exemplo, também chamado de imposto do cheque, que deixou de existir até um tempo atrás e o atual governo deseja a sua volta, esse é um imposto cobrado diretamente nas movimentações financeiras, então muitas pessoas dizem: “Ahh, eu nem conta bancária tenho, esse imposto tanto faz”.

Engano! Uma vez que mesmo não fazendo movimentações bancárias, as indústrias, empresas, etc pagaram esse imposto, e claro, iram repassar o valor para os produtos e serviços, ou seja, mesmo que você não possua conta bancária, estará indiretamente pagando a CPMF, seja ao comprar um pacote de feijão, seja ao comprar um pãozinho na padaria da esquina.

E onde entra a política nessa história? A aprovação de um novo imposto como a CPMF é totalmente política, o governo precisa apoio dos parlamentares, tanto da base aliada como da oposição!

E onde entra a população? Entra fazendo cobrança e pressões em seus candidatos, atualmente com a internet e as redes sociais é possível enviar mensagens diretamente as pessoas que você elegeu, comentando o que você acha melhor para o futuro do país, estado ou município, pois lembre-se ele está lá para representar os seus interesses!

Claro, que não é somente nos impostos que percebemos a influência política em nossas vidas, mas também em obras de infraestrutura, na saúde, educação, segurança, etc.

Então, consegue perceber o quanto a política influência diretamente a vida das pessoas como um todo? Por isso a importância do brasileiro começar a gostar de política, questionar, perguntar e argumentar, uma vez que isso tem impacto direto na vida de todos!

E sobre o assunto, o que você acha? Deixe seu comentário e participe!


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2011-2016 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade