Inicial > Informação > Como a corrupção afeta a sociedade

Como a corrupção afeta a sociedade

Para muitas pessoas a corrupção em nada afeta suas vidas, porém tal maneira de pensar é algo totalmente equivocada e ela prejudica diretamente o seu dia a dia e a sociedade como um todo, independente do nível de corrupção.


Publicidade

Corrupção, nunca se ouviu tanto essa palavra nos últimos aqui no Brasil, no dicionário, corrupção significa o ato ou efeito de corromper ou ser corrompido, ou ainda comportamento desonesto, fraudulento ou ilegal, em resumo, e quando alguém propõe algo em troca de alguma vantagem.

Como a corrupção afeta a sua vida

Para quem acredita que a corrupção não afeta diretamente a sua vida, está totalmente enganado e equivocado, ela é um mal que atinge a todos, especialmente os mais pobres, e exemplos para mostrar que a corrupção afeta a sociedade como um todo e também você não faltam!

Vamos imaginar que na cidade onde você vive existem autoridades corruptas, que superfaturam produtos e serviços, ou seja, se um determinado produto ou serviço, que custa 100 no mercado, eles combinam preço com fornecedores e compram por 200, só nessa operação a sociedade pagou 200 por algo que vale 100, onde poderia ser comprado 2 foi comprado apenas 1.

Agora imagine que a operação feita foi na compra de remédios, como os preços foram inflacionados de forma fraudulenta, compraram somente metade dos remédios necessários, e com isso invés de atender 10 pessoas com esses medicamentos será possível atender apenas 5!

Claro, esse é apenas um exemplo hipotético de como a corrupção pode afeta diretamente a vida das pessoas, e o mesmo pode acontecer em diversas outras situações, e quem acaba pagando sempre é a sociedade, com os impostos, que estão incluídos em tudo o que você compra ou consume, até mesmo uma simples caixa de fósforo que você compra, parte do valor que você pagou são impostos, impostos esses que deveriam voltar em forma de benefícios e melhores serviços em diferentes setores, como educação, saúde, transporte, segurança, etc.

Desta forma ao fazer uma simples reflexão do cenário atual do país, veremos que o problema da corrupção nas mais diferentes esferas é algo que trava e impede o desenvolvimento do país, uma vez que o dinheiro dos seus impostos não é aplicado e investido da forma que deveria, e quando isso acontece muitas vezes acaba-se pagando muito mais do que vale e assim recebendo muito menos como exemplo que citamos anteriormente.

E você o que acha do assunto? Também acredita que atualmente um dos maiores entraves do Brasil está na corrupção desenfreada ? Deixe seus comentários e participe!


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2011-2016 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade