Inicial > Informação > Como acabar com trabalho infantil no Brasil

Como acabar com trabalho infantil no Brasil

Mesmo com diversas políticas para erradicar o trabalho de crianças, ainda é muito comum encontrar crianças trabalhando inúmeras horas por dia.




Segundo informações no portal Cidadania do Governo Federal, é proibido em nosso país, o trabalho para menos de 14 anos, sendo que de 14 a 15 anos o trabalho é permitido somente como aprendiz.

Já entre os 16 e 17 o trabalho esta liberado, porém a carga horária não pode ser em horário noturno, nem atividade com riscos a saúde( insalubres) e não pode interferir e atrapalhar nas atividades escolares.

E quando falamos em acabar com o trabalho infantil, a primeira coisa que muitas pessoas falam e lembram é sobre educação e a escola, pois uma criança na escola é uma criança a menos trabalhando, muitas vezes em situações que trazem risco a saúde e até mesmo a vida.

O Governo Federal possui inclusive programas de erradicação do trabalho infantil que visa incentivar o estudo e educação dessas crianças, onde a família de menores com até 16 anos, caso trabalhem em atividades irregulares(como carvoarias, lixões, plantações de fumo, cana, etc) recebem bolsas em substituição a renda que essas crianças gerariam trabalhando, porém para receber essa bolsa é necessário que essas crianças estejam regularmente matriculadas na escola e possuam frequência mínima de 85%.

Mas porque ainda existe tanto trabalho infantil?

No meu ponto de vista, o “X” da questão está justamente na educação, ou seja, escolas de qualidade(infraestrutura adequada, iniciativa esportivas, merenda/refeições de qualidade), educação em tempo integral.

Afinal muitas iniciativas de retirar crianças do trabalho infantil acabam fracassando se esse menor que trabalha, muitas vezes para ajudar na renda de sua família, não consiga acesso fácil a educação.

Um exemplo são de crianças que residem na zona rural que estão a km de distância da escola, onde o transporte para chegar a escola muitas vezes é o grande entrave, não somente para o estudante como também para professores que precisam deslocar-se até o local.

Como acabar com o trabalho infantil ?

- Escola em tempo Integral: Diversos estudos comprovam que a educação em tempo integral é uma ótima ferramenta para combater o trabalho infantil, afinal a criança ficará o dia todo no estabelecimento de ensino, aprendendo e adquirindo conhecimento.

E assim não estará realizando trabalhos degradantes ou na rua, sem fazer nada, ficando vulnerável.

Confira a reportagem a abaixo a respeito do assunto, onde a escola em tempo Integral combate trabalho infantil, disponibilizado no Youtube pelo Governo de Minas Gerais.

- Fiscalização : Isso é fundamental, ou seja, de nada adianta existir a educação de qualidade em tempo integral caso essas crianças não estejam regulamente matriculadas ou não frequentem a escola, por isso fiscalizar e cobrar os pais para que essas crianças estejam na escola é fundamental.

Em resumo, acabar definitivamente com a exploração do trabalho infantil não é uma tarefa fácil ou rápida, mas também não é impossível, pois com a correta aplicação dos recursos, valorização dos professores, boas condições de escola e transporte escolar e fiscalização é possível que milhares de crianças tenham um futuro muito melhor.

E sobre o assunto, o que você acha? Na sua opinião qual o melhor caminho para fim do trabalho infantil no Brasil?





Leia também:
Artigos possivelmente relacionados:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

Tem Facebook? Curta e receba atualizações diretamente no seu face!

Sem comentarios ainda! Seja o primeiro.

Deixe seu comentario e agregue mais valor para esse artigo!